O Adro da Sé, em Viseu, recebe uma das celebrações dos 900 anos da Carta de Foral de Viseu. No dia 20 de setembro, pelas 21:30 horas, dá-se início a um grande espetáculo, que contará com a atuação dos Retimbar e Sopa de Pedra e, como convidados especiais, Teresa Salgueiro e o Coletivo Gira sol. A entrada é gratuita.
A Carta de Foral de Viseu é vista como um “marco de elevada importância histórica e identitária para a região”, o que celebrar os seus 900 anos torna-se também muito especial. Desde maio deste ano que decorrem eventos culturais, artísticos e turísticos no âmbito das suas comemorações.
O próximo evento decorrerá no dia 20 de setembro, às 21:30 horas, no Adro da Sé, em pleno Centro Histórico de Viseu e a entrada é gratuita. Espera-se um grande espetáculo musical, subindo a palco os Retimbar conjutamente com o grupo Sopa de Pedra. Os dois coletivos juntaram-se e gravaram um tema ao vivo este ano, intitulado “Ao tambor”. Este será concretizado no espetáculo, havendo um cruzamento de sonoridades e vozes, agitadas pelas diferentes percursões. Ouvir-se-á também um repertório de originais e reinterpretações.
Retimbar é um grupo, constituído por oito músicos, que se dedica ao folclore nacional, poesia popular e na oralidade, ou TugaBeat como os mesmos denominam. Já o coletivo Sopa de Pedra é constituído por 10 mulheres, conhecidas pelas suas interpretações a capella, com diferentes arranjos e “harmonias polifónicas”. O seu repertório é bastante diversificado, incluindo cânticos mirandeses, cante alentejano, baladas açorianas, Zeca Afonso, entre outros géneros.
Este espetáculo ainda terá dois convidados especiais que se juntarão no palco: uma das maiores artistas de renome nacional, Teresa Salgueiro e o coletivo Gira Sol, representado por Ana Bento, Jasmim Pinto e Miguel Casanova. O grupo é um grande promotor de diversas atividades e formações musicais e organiza o “Que Jazz É Este?” – Festival de Jazz de Viseu”.