A história da Batalha funde-se com a do país, ou não viesse o seu nome da célebre batalha de Aljubarrota que garantiu a independência de Portugal em 1385. Todos os pretextos são bons para visitar um dos mais bonitos concelhos do centro de Portugal. Foi o que fizemos, quase a culminar os Caminhos de Fátima, com a meta ali tão perto. O resultado é um pequeno guia que nos convida a mergulhar no património e na cultura da Batalha.
Caminhos de Fátima
No concelho de Batalha, os Caminhos de Fátima percorrem um ambiente rural típico do Planalto de S. Mamede, passando por espetaculares vales e serras, e observando moinhos, algares e lapiaz, para além da natureza em todo o seu esplendor. Nos quilómetros finais, os peregrinos têm oportunidade de conhecer a magnífica aldeia da Pia de Urso e as Grutas da Moeda, saindo um pouco do trajeto. Antes de chegar ao Santuário de Fátima podem ainda recarregar energias, nestes locais ou em pequenos parques de lazer que encontram nesta última parte do Caminho.
Concelho da Batalha
Viajar por este Concelho revela-se uma contínua descoberta de séculos de história, que convida a viver momentos de tranquilidade em comunhão com a natureza, ao mesmo tempo que se aprecia o interessante património edificado.
Vila da Batalha
A Vila da Batalha deve o seu nome ao triunfo dos portugueses sobre os castelhanos e ao Mosteiro que celebra a heroica vitória de Aljubarrota. Nesta associação entre a história e o património foi-se construindo um Concelho que hoje abre as portas e convida a ver mais do que uma obra-prima da arquitetura. Os monumentos civis e religiosos de várias épocas, tal como os usos, costumes e tradições fazem da Batalha uma referência única.
Mosteiro de Santa Maria da Vitória
Marco da História de Portugal, assinala a vitória das tropas portuguesas, sobre as castelhanas na batalha de Aljubarrota, em 1385. Obra do Gótico Português, dela extravasa a nova corrente artística do Manuelino para o País.
Museu da Comunidade Concelhia da Batalha
O MCCB retrata a vida deste território, desde as suas origens geológicas, paleontológicas e arqueológicas, percorrendo os principais acontecimentos históricos e artísticos.
Estátua Equestre D. Nuno Álvares Pereira
Obra do Século XX, representa D. Nuno Álvares Pereira, hoje São Nuno de Santa Maria. Confirme o seu génio militar ao vencer a Batalha de Aljubarrota, decisiva na consolidação da independência.
Ponte da Boutaca
Ponte de traça-neogótica é composta por quatro pavilhões do estilo romântica. A construção deste imóvel classificado terá classificado terá começado em 1862, durante o reinado de D. Luís.
Ecoparque Sensorial da Pia do Urso
No lugar da Pia do Urso, local carregado de lendas e de história, está instalado o primeiro Ecoparque Sensorial destinado a invisuais, um local único no país.
Grutas da Moeda
Descobertas em 1971, estas grutas são compostas por doze “salas” com uma extensão de 350 metros e uma profundidade de 45 metros.