O Caminho de Santiago nas Terras do Demo

O Caminho de Santiago nas Terras do Demo

No território de Moimenta da Beira, identificado com as Terras do Demo criadas pelo escritor Aquilino Ribeiro no romance com o mesmo nome, o Caminho de Santiago, Caminho de Torres, é muito diversificado.

Vindo do vizinho concelho de Sernancelhe, o caminho tem início perto da Albufeira do Távora, um local de veraneio muito procurado, e percorre troços antigos, lajeados e entre muros, que permitem um contacto muito próximo com o mundo rural e paisagens belíssimas que proporcionam momentos únicos de relaxamento e de bem-estar. A cada passo, conhecerá povoações com um património arqueológico e arquitetónico singular, nomeadamente necrópoles medievais, lagares rupestres, igrejas, capelas, cruzeiros, alminhas, casas brasonadas, fontes, entre outros importantes testemunhos do passado como o pelourinho manuelino da Vila da Rua, um dos mais belos e originais do país.

No percurso, sobressai também o casario nobre do Terreiro das Freiras, na vila-sede de concelho, de que fazem parte diversos edifícios religiosos e habitacionais de grande porte e qualidade construtiva, como o Convento Beneditino de Nossa Senhora da Purificação, a Capela de Nossa Senhora do Amparo e os antigos solares dos Guedes e dos Almeidas. Daqui, o rumo é para Leomil, vila muito antiga, onde há um culto a Santiago, motivo pela qual o percurso pode ser feito por uma variante criada propositadamente para lá se chegar. Este novo trajeto inicia-se na Avenida Eng.º. Amaro da Costa, perto da Cooperativa Agrícola do Távora, que produz os afamados espumantes Terras do Demo, e termina em Beira Valente, na Capela do Divino Espírito Santo, tendo uma extensão de aproximadamente cinco quilómetros. O grau de dificuldade é baixo.

A variante passa então pela vila de Leomil, sede da maior freguesia do concelho de Moimenta da Beira, cujo orago é precisamente São Tiago. Faz-se até à sua Igreja Matriz, paralelamente à Estrada Nacional 226, passando junto à Capela de São Roque, que também está associada ao culto de Santiago. De Leomil segue-se a Estrada Municipal 1191 em direção à povoação de Beira Valente. Durante este percurso é merecedora de visita a capela dedicada à mártir cristã Santa Cristina e, mais à frente, um soberbo castanheiro, que será provavelmente o mais antigo exemplar que se encontra entre nós, em território nacional, estimando-se que a sua idade andará aproximadamente entre os 1300 e os 1600 anos. Trata- se de um verdadeiro gigante da floresta. Em Beira Valente, para acolher os peregrinos, o Município disponibiliza o Albergue “Eu, Peregrino”, no edifício da antiga Escola Primária de Beira Valente. O caminho segue depois para Sarzedo e daqui para o território do concelho vizinho de Tarouca.

Zonas Balneares da Barragem de Vilar e de Segões

As águas do Távora, que enchem a Albufeira de Vilar, são consideradas das menos poluídas do país, tendo por isso recebido várias distinções, como a de Ouro da Quercus, em 2021. O espaço é uma zona de veraneio de excelência onde pode encontrar um parque de campismo e caravanismo com piscina e, nas imediações, outro espaço turístico, este com desportos radicais. São duas soluções muito interessantes para quem quiser aproveitar e ficar aqui durante alguns dias. Já a zona balnear de Segões, com agradáveis zonas verdes, equipamentos de lazer e um centro de acolhimento ao Turista de Natureza é também bastante procurada pelos veraneantes, especialmente por uma singularidade: sais minerais nas águas do rio Paiva que fazem ‘milagres’ no tratamento de doenças de pele.

Barragem de Vilar – GPS: 40.963973, 7.544619

Segões – GPS: 40.86238, -7.68113

Torres Eólicas (Joana Vasconcelos e Vhils)

Com cerca de cem metros de altura, duas das dezenas de torres eólicas existentes na serra de Leomil suportam as obras de arte urbana de Joana Vasconcelos e de Vhils, as maiores do mundo. Os dois artistas plásticos portugueses projetaram nas torres elementos da memória coletiva, da cultura e da riqueza natural da região.

Vhils: 40.959151, -7.635179

Joana Vasconcelos: 40.966032, -7.635179

Santuário S. Torcato

Localizado na povoação de Cabaços, o Santuário de S. Torcato é composto, atualmente, por duas capelas, um coreto, um parque de merendas, posto de informação, sanitários e miradouro. O templo recebe, em maio, uma das maiores romarias do concelho, mantendo-se a tradição de levar os rebanhos à capela, onde se cumprem as três voltas e o velho e curioso costume de colocar o chapéu do santo para curar e prevenir doenças e as maleitas da cabeça.

GPS: 41.02546, -7.57314

Fundação Aquilino Ribeiro

A Fundação Aquilino Ribeiro, em Soutosa, mostra-nos centenas de objetos da vida e da obra do escritor: livros, postais, fotografias e uma curiosidade: o último Bilhete de Identidade de Mário de Sá-Carneiro. No exterior da casa encontra as tílias que Aquilino plantou e uma extensa quinta com anexos de lavoura. Há ainda a Biblioteca do autor de Terras do Demos e a Casa do Aldeão, representativa do passado.

GPS: 40.887682, -7.668103

Cultura e Património Destaques Turismo