“Melgaço em Festa” não esquece tradição, mas torna-se mais diversificado

“Melgaço em Festa” não esquece tradição, mas torna-se mais diversificado

Divulgado na passada sexta-feira, dia 21 de julho, o programa do “Melgaço em Festa” volta a apostar nos costumes e cultura da região. De 4 a 15 de agosto, Melgaço receberá o festival internacional de folclore, o Dia do Brandeiro, a Festa do Emigrante, o Mercado Medieval, concertos musicais e, a grande novidade, será o Cortejo Histórico.

O “Melgaço em Festa” está prestes a começar, tendo data de início marcada para 4 de agosto, prolongando-se até dia 15. Na passada sexta-feira, dia 21, foi divulgado o programa desta tradicional festa, demonstrando-se, mais uma vez, comprometido com os “valores, costumes e cultura da nossa região”, ao mesmo tempo que apostam na inovação. “Queremos chegar a todas as faixas etárias e a todos os interesses culturais.”, acrescenta o vice-presidente, José Adriano Lima, durante a sessão de apresentação.

A grande novidade desta edição é o Cortejo Histórico, que consiste na recriação histórica da ocupação do território de Melgaço, em cinco épocas diferentes: “o Paleolítico, a Idade do Bronze, a Antiguidade Clássica (Romanização), a Idade Medieval e a Idade Contemporânea”, refere, em comunicado, o município. É no dia 12 de agosto, pelas 17:00 horas, na Rua de Calçada e ruas do Mercado Medieval, que decorrerá este cortejo, enfatizando as “raízes culturais do concelho”.

Em prol de atrair todas as faixas etárias, Melgaço recebe concertos de artistas de renome nacional: no dia 11 atuará Dj Wilson Honrado, no dia seguinte Toy e, no dia 13, Mike da Gaita e Cuca Roseta.

Está de regresso o Festival Internacional de Folclore “O Mundo a Dançar”, evento que abrirá o “Melgaço em Festa”, no Largo Hermenegildo Solheiro, às 22:00 horas. Este ano, o festival de dança, assente na tradição e cultura, conta com quatro grupos folclores, vindos da Argentina, Equador, Geórgia e Taiti.

Nos dias 5 e 6 de agosto, na Branda da Aveleira, decorrerá o Dia do Brandeiro, uma celebração da transumância, ou seja, do deslocamento de rebanhos, em determinadas alturas do ano, para locais que apresentem melhores condições para a pastorícia – esta deslocação costuma realizar-se da planície para as montanhas e vice-versa. O momento alto desta celebração é o cortejo etnográfico, que decorre no sábado (dia 5), às 12:30 horas e terá como tema “A Transumância”.

Também haverá outras atividades relacionadas com a prática da pastorícia, tal como é o caso do concurso “Apanha do Porco”, às 15:00 horas. No domingo (dia 6), decorrerá, às 09:00 horas, o percurso perdeste da Transumância e, às 15:00 horas, a Corrida de Garranos. Durante os dois dias, decorrerá uma feira das tradições do Brandeiro e produtos locais e haverá uma zona de insufláveis para as crianças.

A Festa do Emigrante é também um dos eventos de grande animação e de festejo, uma vez que os emigrantes estão de regresso à sua região e às suas origens. No dia 8 de agosto, no Largo do Mercado Municipal de Melgaço, atuarão, pelas 17:00 horas, Danças e tradições de Castro Laboreiro, o Grupo Folclórico Amizades do Alto Minho de Messy, e o Grupo Folclórico Etnográfico da Casa do Povo de Melgaço. Às 21:00 horas, será a vez da banda Cláudia Martins & Minhotos Marotos.

O centro histórico volta a receber, de 11 a 13 de agosto, o Mercado Medieval, que convida os visitantes a viajarem até à época medieval, podendo participar em diversas atividades ao redor do Castelo e das igrejas medievais, sendo elas a Matriz e a Misericórdia. Destaca-se a captura do dragão e gaiteiros medievais, a exibição de serpentes, o espetáculo “Os Errantes”, o baile medieval e o “Plebeus, amantes de borboletas”. Será também possível alugar trajes para poder ter uma experiência mais imersiva.

A marcar sempre esta festa, no dia 13 de agosto, acontecerá um espetáculo piromusical em redor do castelo.

Notícias