União de freguesias de São João Batista e Santa Maria dos Olivais

União de freguesias de São João Batista e Santa Maria dos Olivais

Nesta cidade secular, conhecida como Cidade Templária dada a sua origem, e também conhecida como cidade jardim, pela beleza que em si encerra, a Junta de Freguesia tem obviamente um papel primordial e de extrema importância em relação aos munícipes. Desde que foi formada a Junta de Freguesia de Tomar, desde logo a sua atividade foi intensa, sempre olhando às necessidades mais prementes e que estavam no seu enlace, resolver.

Com a evolução da cidade, e o consequente aumento demográfico houve necessidade de criar uma outra Junta de Freguesia ficando assim em funcionamento, duas Juntas de Freguesia – uma na parte mais antiga da Cidade, pertencente à Freguesia de São João Baptista (Tomar), e outra na parte mais alta e moderna, Freguesia de Santa Maria dos Olivais.

E assim funcionou até à mais recente reestruturação, em 2013, quando aparece a fusão das duas numa só dado o número de habitantes e a área da urbe. Embora com um só executivo, ficaram os dois edifícios para que com mais celeridade e aproximação dos fregueses, tornasse mais fácil a resolução dos problemas que são, como se sabe, cada vez mais e mais exigentes.

Vantagens e desvantagens desta União? Comecemos pela desvantagem, que considero, muito sinceramente, apenas uma que não deixa de ser relevante e deve ser dita. Quando havia as duas juntas, logicamente que havia dois orçamentos e os problemas eram mais fáceis de resolver. Ora, quando passou a haver um único executivo, embora com a densidade populacional aumentada e consequentes problemas aumentados, a verba destinada ficou aquém do que deveria ser, dificultando assim esta união de Freguesias quer em termos de cariz social, económico e outros. Esta é, sem dúvida, a maior desvantagem no que toca à fusão. Como vantagens, pois têm sido bastantes, dado que os objetivos são conjuntos e dá mais possibilidade de dividir a população pelos dois edifícios evitando uma série de problemas que haveria se cada um trabalhasse individualmente. Tudo é feito em união com uma gestão rigorosa e exigente da parte deste executivo para que se possa resolver os múltiplos problemas em termos de cariz social e humano.

Estamos sempre prontos a resolver, dentro do possível, as dificuldades dos Fregueses de modo a que a União de Freguesias de são João Batista e Santa Maria dos Olivais possa estar à altura e desempenhar com equidade os problemas, dando um ênfase notório à palavra União.

Pergaminhos de cada Junta? Os mesmos de hoje, apenas lutar pela dignificação da Cidade; lutar pela dignificação dos fregueses; lutar para que o trabalho desenvolvido chegue a cada um, com brevidade, a contento.

O nosso maior pergaminho é sem sombra de dúvida: Ouvir cada um, resolver cada problema, dar condições de vida saudável a quem necessitar, ajudar os mais novos e os menos jovens em atividades que favoreçam a sua integração, o convívio saudável, o enriquecimento cultural e continuar a “pôr no mapa” a linda Cidade de Tomar.

Augusto Barros, Presidente da Junta

Gabinete de Apoio Social

Este gabinete destina-se a atender, esclarecer, encaminhar e/ou promover respostas às situações e problemas apresentados pelos fregueses em situação de vulnerabilidade ou comunidade em geral. Tem a missão de assegurar, em articulação com as organizações públicas e privadas locais, quer através de programas e projetos, quer através de iniciativas de caráter pontual, a diminuição de situação de carência, com vista à promoção e salvaguarda da qualidade de vida dos fregueses, potenciando a intervenção social e promovendo a inclusão social dos grupos sociais em situação de vulnerabilidade.

Cabazes de Emergência

A Comissão Social de Freguesia delegou à Junta de Freguesia a responsabilidade de providenciar cabazes de emergência. Em articulação com as entidades que compõem a Comissão e por indicação do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) e do Núcleo Local de Inserção (NLI), damos resposta imediata a situações de vulnerabilidade social até as restantes entidades avançarem com uma resposta mais adequada à situação em causa. Cada cabaz é preparado de acordo com as necessidades e condições de quem o vai receber. Inclui alimentos e produtos de higiene pessoal, sempre que necessário.

Comissão Social de Freguesia (CSF)

A Comissão Social de Freguesia da nossa freguesia, é um órgão local de dinamização de parcerias, apreciação e análise dos problemas sociais e das propostas de solução, orientação, encaminhamento e articulação com o Conselho Local de Ação Social (CLAS) do Município de Tomar.

Serviço Educativo

O Serviço Educativo desta Junta de Freguesia pretende dar à comunidade ferramentas para que se possa desenvolver de forma mais capacitada, informada, autónoma e com uma maior capacidade crítica e criativa, encontrando ela própria as suas soluções para os problemas do quotidiano. Educar é um ato permanente e que se desenrola ao longo da nossa vida, pelo que nunca devemos parar de melhorar e de nos superarmos. Partindo deste princípio e pensando na comunidade em geral, promovemos atividades desde o pré-escolar até à idade sénior, dando a cada etapa da vida, as respostas que nos parecem mais apropriadas e necessárias, estimulando e promovendo a sua participação no seu próprio processo de desenvolvimento.

Obras/Intervenções

A Junta de Freguesia trabalha afincadamente a zelar pela manutenção da nossa freguesia, com manutenção de vias, linhas de água, conservação e reabilitação de habitações sociais em parceria com a Câmara Municipal de Tomar. Tem sido criadas mais e melhores condições para todos os que vivem na nossa freguesia, seja na área urbana ou na área mais rural.

Cultura e Património Destaques Poder Local