O Festival do Vinho Português e a Feira Nacional da Pera Rocha regressa, à Mata Municipal do Bombarral, na próxima quinta-feira, dia 10 de agosto, e decorre até dia 15. Os principais produtos do concelho serão promovidos, enquanto decorrem arruadas e diversas atuações, como a de ProfJam, Cuca Roseta, Rita Guerra, Toy e muito mais.
A Mata Municipal do Bombarral recebe, de 10 a 15 de agosto, o 38º Festival do Vinho Português e a 28º Feira Nacional da Pera Rocha. A inauguração do certame dar-se-á às 17:00 horas, marcando presença o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.
O vinho Português e a Pera Rocha serão os principais anfitriões e estrelas deste evento, mas animação, arruadas e concertos de música também não faltarão. Bombarral receberá, já no dia 10, a Banda Xeques Orquestra; seguindo-se ProfJam (11), Cuca Roseta (12), Rita Guerra (13), João Pedro Pais (14) e Toy (15). No dia 12, decorrerá também uma festa – Wine and Pear Party – promovida pelo Rotary Club do Bombarral.
Durante os seis dias, os visitantes poderão degustar de alguns vinhos produzidos nas mais diversas regiões vitivinícolas do país. Estão-lhe dedicados 25 stands, dos 80 presentes no certame (10 serão do setor da pera rocha e os restantes de outras atividades). Para além da degustação, ainda será possível adquirir estes vinhos e utilizar o serviço “Wine Pickup” – o produto adquirido será transportado por assistentes para um ponto de recolha no exterior do recinto, podendo ser, posteriormente, levantado.
Na gastronomia, tanto o vinho como a pera rocha estão em destaque, principalmente nas propostas dos chefs, apresentadas no decorrer dos “showcookings”. O “Algarvio” será novamente o restaurante oficial do certame, e a seu lado, estarão tasquinhas de associações do concelho, tal como o Círculo de Cultura Musical Bombarralense e o Sport Clube Escolar Bombarralense.
Sendo um “festival amigo das famílias”, o evento contará com um espaço infantil para as crianças brincarem e uma zona de fraldário e amamentação – indica, em comunicado, o município de Bombarral.
Os bilhetes diários apresentam um custo de quatro euros, enquanto que o passe geral é de 15 euros para residentes e 20 euros para os restantes visitantes. O primeiro dia deste evento, 10 de agosto, será gratuito para os residentes do concelho. Os visitantes até aos 16 anos não pagam entrada.
O presidente da Câmara de Leiria, Ricardo Fernandes, revelou à agência Lusa que estimam receber cerca de 30 mil visitantes. O Festival de Vinho Português foi criado em 1960, com o nome 1.º Festival-Exposição do Vinho Português, sendo o mais antigo do país. Já a Feira Nacional da Pera Rocha surge em 1996, com a pretensão de promover os produtos agrícolas da região, principalmente a Pera Rocha.