A 42º Agrival volta a marcar pela tradição e por um programa musical de excelência

A 42º Agrival volta a marcar pela tradição e por um programa musical de excelência

Agrival, “a maior feira agrícola do norte e centro do país”, regressa, de 18 a 27 de agosto, ao Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel. Um certame com mais de 350 expositores, alia a vertente tradicional à cultural e musical: irão receber Plutónio, Ivandro, Bispo, Aurea, Fernando Daniel e muitos mais outros artistas de renome nacional.

Agrival assume-se como “a maior feira agrícola do norte e centro do país”, recebendo milhares de pessoas no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel. De 18 a 27 de agosto, a 42º edição realizar-se-á, contando com mais de 350 expositores, sendo a maioria repetentes que continuam a querer marcar presença neste grande evento, para promover os seus produtos e serviços. “Há, nos nossos concidadãos, um sentimento de pertença, de orgulho. É um grande evento e é nosso.”, afirma, em comunicado, o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa.

A animação cultural e musical volta a ser a principal atração de Agrival, apresentando um cartaz de excelência. No primeiro dia, 18 de agosto, sobe ao palco principal Plutónio, seguindo-se, nos próximos dias, Os Quatro e Meia (dia 19), The Gift (dia 20), Ivandro (dia 21), Bispo (dia 22), Nuno Ribeiro (dia 23), Aurea (dia 24), Nininho Vaz Maia (dia 25) e Fernando Daniel (dia 26). Todos os concertos terão início às 22:30 horas.

É dentro e fora dos expositores, num espaço de mais de 25 000 metros quadrados, que a componente tradicional se destaca, principalmente a agricultura, o gado e o artesanato. No entanto, também outros setores são de salientar, tais como a “maquinaria, a agroindústria, o comércio automóvel e imobiliário, a gastronomia, as novas tecnologias e o têxtil”, indica, em comunicado, a Câmara Municipal de Penafiel.

O palco “tradições” irá receber diversos concursos tradicionais, tais como o de “gastronomia da cebola”, “melão casca de carvalho” e “pão de ló e broa de milho”; os espetáculos das “gentes da nossa terra” a as atuações de grupos etnográficos, escolas de dança e ginásios. Ao anoitecer sobem ao palco vários DJs, sendo eles Miguel Tika, MarcosZ, Cancela, Angry Brothers, Bruno R, Zanova, Pedro Simões (RFM), Berto Boss e Odnan.

Durante os 10 dias, ainda decorrerá uma Mostra de Gastronomia tradicional, onde estarão presentes restaurantes da região e de diversas zonas do país. Será possível degustar iguarias tipicamente portuguesas.

O bilhete diário apresenta um custo de 5,50 euros e o passe geral, para os 10 dias, é de 50 euros. A famílias numerosas, com três ou mais filhos, que residem no concelho, terão a entrada gratuita, bastando apresentar o Cartão Municipal de Família Numerosa, dos bombeiros voluntários e dos idosos das IPSS´s de Penafiel.

A Agrival é, hoje, uma feira autossustentável e eclética, atraindo visitantes de todas as idades e gostos. “A Agrival são as pessoas. As pessoas que, ano após ano, trabalham para corresponder às expectativas elevadas, e as pessoas, os milhares de pessoas, que nos visitam.”, ressalta o presidente da Câmara.

Notícias