Os dois carrilhões do Palácio Nacional de Mafra (PNM) serão as estrelas do Congresso Mundial do Carrilhão em 2026. Na sequência da candidatura apresentada, o Palácio Nacional de Mafra foi selecionado para receber o evento. O tema do congresso já é conhecido: a música automática.
O Congresso Mundial do Carrilhão de 2026 irá realizar-se em Mafra, mais especificamente no Palácio Nacional de Mafra.
A candidatura foi submetida pelo “Palácio Nacional de Mafra, sob tutela do Ministério da Cultura português, e pelo Município de Mafra” no último congresso, realizado em Utrecht, nos Países Baixos – referiu, em comunicado, o município de Mafra.
O congresso terá a direção artística de Abel Chaves e o tema patente já é conhecido: a música automática é considerada um “processo musical que inspirou o carrilhão moderno”. Conta-se também debater “a problemática da conservação e manutenção do carrilhão, com o contributo de musicólogos, campanologistas e carrilhanistas”, cita a agência Lusa do comunicado do município de Mafra. É acrescentado que o programa irá incluir workshops, concertos, visitas especializadas e apresentações temáticas.
Os dois carrilhões e os 119 sinos do Palácio Nacional de Mafra integram o maior conjunto sineiro do mundo, o considerado património Cultural Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Conjuntamente com os seis órgãos históricos e a biblioteca, o instrumento é considerado o património mais importante do Palácio Nacional de Mafra.