O Teatro Municipal Baltazar Dias (TMBD), no Funchal, apresentou a nova temporada artística a decorrer nos próximos seis meses: esperam-se 57 espetáculos, cinco estreias e 12 coproduções. No maior investimento cultural de sempre, Funchal também contará, muito em breve, com uma nova sala de espetáculos.
Foi no decorrer de uma cerimónia no Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal, que foi revelada a nova temporada artística dos próximos seis meses. Estão programados 57 espetáculos, cinco estreias e 12 coproduções, contando com a participação de 300 artistas e 17 associações. Foram também adquiridos novos materiais técnicos que asseguram o bom funcionamento do teatro e redefinida a sua lotação e configuração de lugares para obtenção de maior conforto. O investimento ronda os 250 mil euros.
O presidente do Município do Funchal, Pedro Calado, reconheceu a “enorme dedicação” para a produção desta nova temporada e ressaltou orgulhosamente o maior investimento cultural que o concelho irá receber. Serão 2% de orçamento da Câmara Municipal, o que corresponde a mais de 2,5 milhões de euros por ano.
Pedro Calado explicou que este investimento é um “incentivo à criação artística, nomeadamente para os mais jovens, através da dança, do teatro, da escrita, da pintura ou da música”
De modo a complementar e aumentar a oferta já existente, foi também revelado que o Funchal terá uma nova sala de espetáculos, constituída por 375 lugares. Esta será no novo Centro Cultural e de Investigação do Funchal, localizado nas antigas infraestruturas do Matadouro da cidade.