Lagoa é o segundo melhor concelho de média dimensão em eficiência financeira

Lagoa é o segundo melhor concelho de média dimensão em eficiência financeira

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses aponta que Lagoa é o segundo concelho , de média dimensão, com uma maior eficiência financeira, tendo alcançado 1566 pontos.

Lagoa volta a destacar-se na área de eficiência financeira, tendo até obtido um melhor resultado que em 2021 e subido mais um patamar. O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses apresentou uma lista dos concelhos de menor dimensão (entre 20 mil a 100 mil habitantes), classificando-os pelo seu nível de eficiência financeira de 2022. Lagoa obteve o segundo lugar com 1566 pontos, ficando unicamente atrás de Tavira.

Para além desta distinção, o Município também alcançou o 4º lugar na lista de menor prazo médio de pagamentos e o 5º lugar na lista com maior independência financeira. É de ressaltar que Lagoa não entrou nos 35 primeiros lugares da lista com maior receita cobrada de IMI em 2022 e na de maior valor de receita fiscal.

O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, demonstra o seu orgulho perante uma maior eficiência financeira do Município: “O resultado deste ano e dos últimos anos refletem bem a gestão rigorosa que fazemos do dinheiro publico É um enorme orgulho para nós continuarmos entre os melhores municípios Portugueses no que à eficiência financeira diz respeito”.

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2022 foi alcançado com base numa “análise económica e financeira das contas dos 308 municípios, de 137 empresas municipais e dos 24 serviços municipalizados”, afirma, em comunicado, o Município de Lagoa. Esta análise foi realizada pelo Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), por Pedro Camões, da Universidade de Aveiro; e por Susana Jorge, da Universidade de Coimbra e membro do Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) da Universidade do Minho.

Notícias