A influência judaica na história de Portugal é incontestável. Prova disso são as manifestações existentes na cultura, na ciência, na própria língua e até nos comportamentos das pessoas. Para além da herança deixada, é percetível que esta comunidade continua com representatividade no país e que o turismo judaico é bastante explorado.
As comunidades judaicas sefarditas desempenharam um papel essencial no povoamento das terras conquistadas aos mouros e chegaram a ser protegidas pelos reis portugueses, desfrutando de liberdade de culto e de acesso à educação.
Os judeus destacaram-se como homens de negócios, cientistas, escritores, filósofos e médicos, entre outras áreas do conhecimento, contribuindo grandemente para o progresso do país. Entre as figuras notáveis encontram-se o médico real Moisés Navarro, o matemático Pedro Nunes e o médico Garcia de Orta.
No entanto, em 1496, foi decretada a expulsão dos judeus que não se convertessem ao catolicismo. Aqueles que se converteram, para poderem permanecer no país, ficaram conhecidos como os “cristãos-novos”.
Apesar de, com o passar do tempo, a presença judaica ter diminuído em Portugal, os vestígios da sua passagem permaneceram. O país preserva esta herança através de museus judaicos no Porto e em Carção, um Memorial e o Centro de Interpretação da Cultura Sefardita em Bragança. No Estoril, o Espaço Memória dos Exílios explica as razões pelas quais muitos refugiados escolheram as zonas de Cascais e do Estoril para viver no século XX.
Sinagogas, bairros judaicos e judiarias podem ainda ser encontrados em Lisboa, Porto, Belmonte, Évora e no Algarve, sendo que as comunidades judaicas chegaram também a estabelecer-se nos arquipélagos da Madeira e dos Açores.
A presença legal dos judeus em Portugal foi restabelecida em 1912 e desde então a comunidade portuguesa tem vindo a incorporar diversas origens e culturas. Em Lisboa existe uma comunidade judaica de origem marroquina e da Europa Central, em Belmonte, Porto e Lisboa encontra-se um judaísmo criptojudaico, descendente dos judeus que se estabeleceram antes da expulsão de 1496. Em Lisboa, no Porto e no Algarve há também judeus com uma abertura política e económica mais abrangente, vindos de várias partes do mundo, especialmente da América Latina.
O turismo judaico tem sido incentivado em Portugal, prova disso foi, em 2011, a criação da Rede de Judiarias – Rotas de Sefarad, uma associação que pretende, acima de tudo, defender o património urbanístico, arquitetónico, ambiental, histórico e cultural, relacionado com a herança judaica.