Em todo o Concelho de Mação são muitas e variadas as formas e os atos de Fé das suas gentes que se manifestam na devoção aos Padroeiros de cada aldeia, nas mais de 100 aldeias.
Destacam-se festas e festividades de índole religiosa baseadas na espiritualidade, vivência e realidade histórica, dentro do que se diz ou vai ficando na memória coletiva. Exemplo é a Bênção das Merendas na Capela da Sra. Da Moita, por altura do dia de S. Miguel na freguesia de Carvoeiro, em Galega e Feiteira. Também na Capela de S. Gens, na aldeia de Santos, em janeiro o pão é benzido para dar a quem sofre de fastio.
Destaque ainda para a Procissão do Divino Espírito Santo de Cardigos, comemorando o dia de Pentecostes. De cada aldeia que participa, uma jovem vestida de branco com uma fita vermelha à cintura, transporta o tabuleiro das fogaças e faz-se o leilão das fogaças após a procissão. O Concelho de Mação tem ainda uma grande tradição no fabrico de Velas, associadas também à Fé e à religião.

Passos do Senhor
As Celebrações Pascais são das mais enraizadas tradições em todo o Concelho de Mação.
A Procissão do Senhor dos Passos em Carvoeiro e Mação é, pela sua história e carácter espiritual, um dos acontecimentos mais importantes do panorama religioso. A solene Procissão dos Passos oferece aos espectadores, em quadros figurativos, as figuras que intervieram no julgamento, condenação e morte de Jesus.
Tríduo Pascal
O Tríduo Pascal, ou seja, os dias da paixão e ressurreição, que abrangem a totalidade do mistério pascal, trazem- nos cerimónias de grande profundidade e emoção que são sempre acompanhadas por muitas centenas de pessoas. Destaque para a Eucaristia da Ceia do Senhor e Lava – Pés e a Procissão da Condenação do Senhor à noite. Tem depois lugar a Via-Sacra, a Procissão do Enterro e Sermão da Soledade. No Domingo de Páscoa celebra-se a Eucaristia e Procissão da Ressurreição.

Terço da Farinheira
Na Vila de Mação, na Quaresma, canta-se um Terço a cada Domingo, sendo tradicionalmente 7 os Terços cantados de madrugada. Estes Terços tinham como ponto fundamental o serem protagonizados só por homens.
No sábado da Aleluia à noite, após a Procissão tem lugar a Ceia Pascal em que se oferece uma ceia a quem vai, de madrugada, cantar o último Terço, que é o Terço da Farinheira. Cantam-se as Alvíssaras a quem oferece a ceia e depois, pelas 3 da manhã, canta-se o Terço da Farinheira (Ressurreição), por ser a hora a que Jesus terá ressuscitado. É o único Terço que tem Procissão, percorrendo a Vila de Mação, e não é acompanhado por um Padre. Hoje em dia também já podem participar mulheres.