SERRA DE MONTEJUNTO: ONDE A NATUREZA ABRAÇA A HISTÓRIA

SERRA DE MONTEJUNTO: ONDE A NATUREZA ABRAÇA A HISTÓRIA

A Serra de Montejunto ergue-se imponente em pleno coração da Região Oeste. A cerca de 50 quilómetros a Nordeste de Lisboa, e sensivelmente a meio caminho entre o Oceano Atlântico e o rio Tejo, este maciço calcário – desgastado pela ação erosiva dos ventos salinos vindos do oceano – constitui o limite sul do “Maciço Calcário Estremenho”.

Com os seus 666 metros de altitude, a Serra de Montejunto é o miradouro natural mais alto da Região Oeste. Em dias claros, a vista é vasta, oferecendo um curioso contraste paisagístico e climatérico. A Norte, envoltas no azul do mar, as Berlengas e o sítio da Nazaré; a Sul, o cinza das cristas da Serra de Sintra e para Este os verdes das Lezírias do Tejo e dos “Olivais de Santarém”.

Ilha de Biodiversidade: Fauna e Flora

A Serra de Montejunto destaca-se na paisagem envolvente não só pela altitude que atinge, mas também pelas suas características naturais. É um dos últimos refúgios para muitos animais e plantas, abrigando uma considerável diversidade. As aves assumem uma particular importância, pela variedade de espécies e pela facilidade com que podem ser observadas, com cerca de 75 espécies a nidificarem neste paraíso natural, dez das quais consideradas ameaçadas. A Águia Perdigueira (Hieraaeetus fasciatus), o Bufo-real (Bubo bubo) e o Andorinhão-real (Apus melba), são mesmo consideradas raras a nível nacional.

A diversidade florística é igualmente notável, com cerca de 400 espécies de plantas já identificadas.

Para aprofundar este conhecimento, o Centro de Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto é um ponto de partida essencial, oferecendo informação sobre o património natural e cultural da região, com uma exposição permanente sobre geologia, clima, fauna, flora, património cultural e ocupação humana.

Para prolongar a experiência, junto ao Centro de Interpretação encontra-se o Parque de Campismo Rural da Serra de Montejunto. Com capacidade para 90 pessoas, 24 tendas, seis autocaravanas e sete bungalows, oferece uma opção confortável e integrada para desfrutar plenamente da serra.

Património Histórico e Geológico: uma viagem no tempo

O Monumento Nacional Real Fábrica do Gelo é um marco imperdível na Serra de Montejunto. Construído a partir de 1741 para satisfazer a procura de gelo na capital, este complexo industrial é considerado por especialistas internacionais “um caso único pela originalidade das suas estruturas e pelo razoável estado de conservação”. A sua construção representou um grande avanço na qualidade e higiene do processo utilizado para a produção de gelo, que passou a ser fabricado em tanques da fábrica, e não apenas colhido após o vento o ter amontoado, como sucedia até então.

Na Serra de Montejunto, cada passo revela um segredo, cada paisagem convida à contemplação. Venha descobrir este tesouro natural!

www.cm-cadaval.pt
Destaques Natureza e Ambiente Turismo