Por Patrícia Batista, CEO do IITA – Instituto Internacional de Turismo e Aviação
Quando fundamos o IITA no Reino Unido em 2012, tínhamos uma visão clara: atrair, formar com excelência e rigor e, reter a próxima geração de profissionais da aviação. Onze anos depois, ao trazermos esta missão para Portugal em 2022, descobrimos algo extraordinário – um país com imenso talento e, uma sede genuína de voar mais alto.

Portugal sempre foi uma nação de aviadores, navegadores e descobridores. A primeira travessia aérea do Atlântico Sul, realizada em 1922 por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, exemplifica este ADN: do legado à liderança, levaram a precisão da navegação portuguesa dos mares aos céus. Hoje, essa herança manifesta-se numa nova fronteira: a aviação moderna. O setor aeronáutico português não é apenas uma indústria em crescimento; é uma extensão natural do nosso ADN explorador, direcionado para os céus.
No IITA, acreditamos que o futuro da aviação portuguesa passa pelo cruzamento entre um ensino vocacional em aviação de qualidade, tanto técnico-profissional , como no ensino superior e, a adopção de padrões elevados de inovação – os quais Portugal já ganhou amplo reconhecimento internacionalmente. Os nossos cursos técnico- profissionais (para jovens entre os 15 e os 18 anos), aprovados pelo Ministério da Educação e já implementados em quatro escolas com sete turmas ativas (com cerca de 100 alunos), formam operacionais da aviação que estarão equipados para seguir as suas carreiras nos vários sectores de aviação, não só como pilotos e assistentes de bordo, mas também como especialistas em carga aérea e logística, técnicos de tráfego de assistência em escala e mecânicos de aeronaves.

Este ensino não é um ensino tradicional. Para os alunos, toda a experiência está embutida num ambiente de forte cariz prático e inovador desde o primeiro dia. Através do contato constante com profissionais da indústria, estágios profissionais desenhados à medida e, alavancando as ferramentas de realidade virtual, os alunos do IITA são reconhecidos pela indústria como peças fundamentais no puzzle da aviação nacional – e saem diretos para empregos seguros, com possibilidades de forte progressão profissional tanto em Portugal como fora do país.
As nossas certificações profissionais nas áreas de Loadmaster, Oficiais de Operações de Voo, Cibersegurança em Aviação, passando por Operações de Handling “Job Ready” e Gestão de Redes Operacionais – respondem às necessidades reais do mercado.
Desenvolvemos também programas personalizados a cada setor – pilotos, assistentes de bordo, controladores de tráfego aéreo, técnicos de manutenção de aeronaves, loadmasters, entre outros, de Inglês Aeronáutico, Preparação para Recrutamento e Seleção e Liderança Operacional – porque sabemos que a aviação exige não apenas competência técnica, mas também, atitude e valores certos, comunicação eficaz e liderança transformacional.

As nossas parcerias com organizações como a TAP, APPLA, HiFly, MESA e SAFEPORT, JIT Group, JTM Group, APAT e DHL, entre outros, fortalecem o nosso compromisso com a excelência. Estas colaborações garantem que os nossos alunos não apenas aprendem teoria, mas vivenciam a realidade operacional da aviação portuguesa.
Olhando para 2030, a nossa visão é ambiciosa: criar mais programas pioneiros, integrando uma componente tecnológica e digital cutting edge, com investimento em simuladores avançados, inteligência artificial, realidade aumentada e maior integração de ferramentas de realidade imersiva. A nossa oferta de programas de ensino está também em forte expansão, com ofertas especializadas para pilotos, controladores aéreos, assistentes de bordo, oficiais de operações aeroportuárias… e mais….
Queremos que Portugal seja reconhecido não apenas como um destino turístico de excelência, mas como um HUB de ensino e formação aeronáutica de referência mundial.

A aviação portuguesa tem todas as condições para voar alto. Temos a tradição exploradora que nos ensinou a navegar pelo desconhecido, a inovação tecnológica que nos permite abraçar o futuro e, agora, a formação especializada que garante profissionais de aviação qualificados para liderar este setor estratégico na próxima geração.
No IITA, não formamos apenas técnicos; formamos bons seres humanos e embaixadores dos céus portugueses. Cada profissional que sai das nossas salas de aula leva consigo não apenas conhecimento, mas também o orgulho de representar a excelência portuguesa nos aeroportos e companhias aéreas do mundo inteiro.
A aviação é, afinal, uma metáfora perfeita para Portugal: pequeno em território, mas imenso em ambição e capacidade de chegar longe.

Patrícia Batista é CEO e fundadora do IITA – Instituto Internacional de Turismo e Aviação, pioneiro no ensino técnico-profissional aeronáutico em Portugal. Psicóloga de formação, dedica-se há mais de uma década ao desenvolvimento de talentos na aviação.
Parceiros: TAP | APPLA | Hiflx | MESA | SAFEPORT | JIT GROUP | JTM GROUP | APAT | DHL


