A meio da EN 2, paragem obrigatória em Góis

A meio da EN 2, paragem obrigatória em Góis

A Estrada Nacional 2 atravessa Portugal, de norte a sul, e é considerada a estrada com maior extensão do país, com 739 quilómetros. Góis é um dos concelhos da EN2 mais privilegiado, distinguindo-se por ter o maior número de quilómetros de estrada, passando em três das quatro freguesias: Vila Nova do Ceira, Góis e Alvares, o marco do quilómetro 300 e alguns dos pontos turísticos mais emblemáticos do concelho, como as praias fluviais, o miradouro dos poemas na EN2 e a pedra letreira.

Praias Fluviais de Góis

Na Capital do Ceira, a Praia Fluvial das Canaveias localiza-se no km 265, na freguesia de Vila Nova do Ceira, e é um local de tranquilidade que permite um contacto com a natureza no seu estado puro, apresentando uma extensa área relvada, dotada de excelentes infraestruturas de apoio.

Seguindo a estrada, em direção a sul, no coração do centro histórico da Vila de Góis, localiza-se a Praia Fluvial da Peneda/Pêgo Escuro, galardoada com Bandeira Azul. Enquadrada numa paisagem imponente com majestosas serras, esta praia insere-se numa área de grande beleza natural e dispõe de uma esplanada sobre o rio com vista para a ponte Joanina de Góis.

Entre os kms 300 e 302, localiza-se a Praia Fluvial de Alvares, situada nas margens da Ribeira do Sinhel, na freguesia de Alvares. Sendo um excelente local de descanso, apresenta uma extensa área relvada com uma esplanada, parque infantil, acesso para pessoas com mobilidade reduzida e uma zona de estacionamento.

Miradouro – EN2

O Miradouro da EN2 em Góis (“Miradouro dos Poemas N2”), situado no km 275, apresenta uma vista privilegiada sobre o nosso território, tendo contado com prestigiosa colaboração do Poeta Paulo Ilharco, autor da poesia dedicada a Góis, que embeleza este ponto turístico imperdível na estrada mais conhecida de Portugal.

Pedra Letreira

No km 290, encontra-se a Pedra Letreira, um monumento de arte rupestre, composto por uma plataforma de xisto rebaixada, disposta horizontalmente, na superfície da qual foram esculpidas diversas gravuras. Neste conjunto, classificado como Imóvel de Interesse Público, desde 1997, parecem figurar, um arco e flecha, motivos reticulados, pontas de seta e alabardas e ainda figuras antropomórficas.

Datada da Idade do Bronze, a Pedra Letreira, para além de permitir uma viagem no tempo, insere-se num vasto conjunto de vestígios da arte rupestre em Portugal.

Marco KM 300

O marco do km 300, marca o ponto médio da famosa EN2 e localiza-se no concelho de Góis, mais precisamente na freguesia de Alvares. Este marco quilométrico foi executado de forma diferente, apresentando inscrições em todas as faces.

Gastronomia

Sendo a nossa região premiada em excelência na área da gastronomia, o concelho de Góis apresenta uma variada riqueza de recursos e produtos endógenos e tradicionais. Dos produtos endógenos, destaca-se o azeite, o mel e a castanha, dos quais alguns produtos constituem o doce típico de Góis – a Gamelinha, doce que integra também o receituário concelhio, assim como o cabrito à moda do Sinhel e a tibornada.

#VisitGóis através da estrada que une Portugal.

Cultura e Património Destaques Turismo