A ACF nasceu em 2016 fruto da vontade dos Municípios de Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, Águeda, Anadia, Mealhada, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Soure, Pombal, Leiria e Ourém.
Nestes sete anos, a ACF tem vindo a consolidar-se, definindo o seu espaço de ação no âmbito da gestão dos Caminhos de Fátima.
Com vista à concretização do projeto que serviu de base à criação da associação, o Caminho do Centenário, foram já desenvolvidas inúmeras iniciativas com vista a dotar de melhores condições de segurança os percursos de peregrinação.
A primeira medida passou por garantir o envolvimento dos 14 municípios no desígnio comum de criar um projeto de caminho mais seguro, cujo traçado foi desenvolvido com a articulação de todos e fruto de uma exigente análise de cada um dos territórios. Com a oportunidade de financiamento comunitário foram realizadas duas candidaturas (Norte 2020 e Centro 2020), que foram aprovadas e possibilitaram a realização de intervenções físicas de melhoria dos caminhos para a circulação terrestre (supressão de descontinuidades de passeios, meios de separação de modo pedonal e motorizado, passadeiras ou medidas de acalmia de tráfego), bem como a colocação de sinalização e sinalética do itinerário.
A ACF, para além de pretender dotar de melhores condições de segurança, os caminhos que levam milhares de peregrinos até ao Santuário de Fátima, pretende também elevar estes percursos a uma dinamização cultural, patrimonial e turística. Assim, continua o seu trabalho precisamente pela identificação de todos estes atrativos materiais e imateriais e sua incorporação na estratégia de comunicação que irá concretizar a curto prazo. Neste aspeto, é de realçar a parceria com os municípios envolvidos, mas também a estreita colaboração com o Centro Nacional de Cultura e o Turismo de Portugal, para uma ação integrada de promoção dos Caminhos de Fátima que permita melhor servir os peregrinos e caminhantes.
Movidos pela fé, milhares são os peregrinos que todos os anos rumam ao Santuário de Fátima. Presentemente são oferecidos pela ACF dois caminhos: um principal, o Caminho do Centenário (Gaia – Fátima) e um mais interior, a Rota Carmelita (Coimbra – Fátima).
Em ambos, espera-se que os peregrinos ou caminhantes possam desfrutar, durante o seu percurso, um pouco de tudo o que os territórios atravessados têm para oferecer, com maior tranquilidade e, sobretudo, com maior segurança.