A costa lusitana tem conquistado cada vez mais turistas vindos de todo o mundo. As suas praias com paisagens deslumbrantes e águas cristalinas são sem dúvida um dos grandes tesouros portugueses. O que muitos não sabem, é que ao longo de todo o território nacional existem inúmeros pequenos paraísos naturais, pensados de modo a oferecer as melhores condições para um verão rico em paz, tranquilidade, animação e aventura.
Com uma atmosfera tranquila e serena, longe do tumulto habitual das praias costeiras mais populares, as praias fluviais portuguesas, localizadas de norte a sul do país, oferecem aos seus visitantes uma alternativa refrescante para se refugiar nos dias quentes de verão. Além da sua beleza natural, proporcionada pela exuberante vegetação que geralmente as rodeia, muitas são as praias portuguesas distinguidas com o prestigiado galardão “Bandeira Azul”, que demonstra a sua qualidade.
O programa Bandeira Azul é uma iniciativa internacional, desenvolvida pela Fundação para a Educação Ambiental – FEE, sendo promovida, em Portugal, pela Associação Bandeira Azul da Europa – ABAE. Esta iniciativa tem como função avaliar zonas balneares, portos de recreio, marinas, e embarcações de recreio e ecoturísticas, com base em critérios rigorosos de qualidade ambiental, gestão, segurança e educação ambiental. Embora fosse inicialmente focado em praias costeiras, o programa foi expandido para incluir praias fluviais, reconhecendo assim a importância destes destinos de água doce.
A qualidade da água e a segurança dos seus visitantes ocupam o topo da lista de critérios a cumprir. Para receber a Bandeira Azul, as praias, sejam elas fluviais ou costeiras, devem garantir que a água seja própria para banhos. Nestas praias, a qualidade da água é monitorada regularmente para garantir a segurança dos banhistas, proporcionando um ambiente saudável e livre de poluição. Além disso, o critério de segurança exige uma especial atenção, incluindo a análise da presença de nadadores salvadores treinados, da sinalização adequada e das medidas de prevenção de acidentes.
A preservação dos ecossistemas fluviais, a proteção da flora e fauna local e a implementação de práticas sustentáveis são, também, consideradas durante a avaliação.
A obtenção deste galardão acarreta inúmeros benefícios para as praias fluviais e para o turismo sustentável, visto que o selo funciona como um indicador de confiança para os turistas que procuram praias de qualidade e com segurança, onde possam desfrutar dos seus dias de sol.