O Caminho Minhoto Ribeiro é um dos mais antigos percursos de peregrinação a ligar o distrito de Braga a Santiago de Compostela. Na maior parte da rota segue calçadas romanas e caminhos medievais, muitos deles usados pelo exército durante a Guerra da Restauração.
Com dois itinerários a partir de Braga, o Caminho Minhoto Ribeiro atravessa, em Portugal, Vila Verde, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Monção e Melgaço. Este caminho “está repleto de histórias e de um património riquíssimo, entre hospitais, mosteiros, igrejas, capelas, cruzeiros, pontes medievais e romanas, adegas históricas, achados arqueológicos e nascentes termais”, refere o município de Monção. Já a Asociación Camino Miñoto Ribeiro descreve a natureza que acompanha os peregrinos até ao destino como sendo de “uma riqueza magnífica”.
Para além de ser um caminho de boas e distintas águas é, também, de vinhos sublimes. A “rota tradicional do transporte do vinho do Ribeiro, numa relação com Santiago que tem séculos de história”, remonta, pelo menos em termos de referências encontradas, ao século XII.
O Caminho Minhoto Ribeiro, que se estende por cerca de 75 quilómetros em Portugal e 173 quilómetros em Espanha, tem três entradas em território galego. O principal, que parte de Braga, passa por Vila Verde, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Monção, Melgaço, Padrenda, Pontedeva, Cortegada, Arnoia, Castrelo de Miño, Ribadavia, Beade, Leiro, O Carballiño, Boborás, Beariz, Forcarei, A Estrada, Vedra e Boqueixón, antes da chegada a Santiago de Compostela. Também há a possibilidade de partir de Braga, passar por Ponte da Barca, Ernelo, Lindoso, Baixa Limia, Lobios, Entrimo e Castro Laboreiro, onde se une com o itinerário principal. Por fim, é possível ir de Terras de Bouro, à vila de Lobios, a Entrimo e a Castro Laboreiro, para voltar a encontrar o principal itinerário.