O Caminho Minhoto Ribeiro é um dos caminhos mais antigos que liga Braga a Santiago de Compostela, com passagem por territórios de interior, seguindo por veredas e trilhos, muitos deles já existentes na época romana e usados pelo exército em plenas Guerras da Restauração.
Partes do traçado correspondem a antigos caminhos que ligariam as povoações proto-históricas existentes no Noroeste Peninsular – os Castros. Hoje permitem a quem os percorre descobrir e entender uma Cultura Única e um património Cultural e Natural sem igual, de ímpar importância para a região.
Partindo de Braga, o caminho Minhoto Ribeiro atravessa, no território minhoto, Vila Verde, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Monção e Melgaço. Entre Arcos de Valdevez e Monção o peregrino é convidado a escolher dois traçados de ancestral uso e conhecimento, ligados a movimentos de romaria e peregrinação que desde sempre uniram estes dois territórios de um e outro lado do rio Vez.
O traçado que chega ao Território de Monção pelo Extremo, segue por aldeias e veredas que ladeiam e atravessam o rio Gadanha, permitindo a quem o percorre ficar a conhecer um vale encantado repleto de paisagens ribeirinhas e vinhateiras de singular beleza, pontuadas aqui e além por sítios e monumentos que nos impelem à reflexão. Não faltam também espaços de lazer e descanso, que pedem uma pausa para descanso e repasto para ganhar alento para o caminho que segue até à sede de concelho.
O traçado de Portela de Alvite permite desde a entrada em território de Monção o contacto com uma paisagem de tirar o folego e de fruição de elementos religiosos que desde sempre estiveram voltados para o acolhimento de peregrinos e romeiros, desde os mosteiros às fontes e santuários. Juntando-se ao traçado que vem do Extremo, em pleno Centro Histórico de Monção.
Aqui o peregrino pode descansar e restabelecer energias antes de se emergir novamente no seu caminho. Na vila de Monção além de equipamentos de apoio, o peregrino pode conhecer e sentir o pulsar monçanense, conhecer a sua História, a sua Gastronomia e Vinhos, restabelecer energias nas Termas ou relaxar junto às margens do rio Minho.
Desde a vila de Monção até entrar no território de Melgaço, o Caminho Minhoto Ribeiro segue junto ao rio Minho, passando por locais com intrínseca ligação a Santiago, desde a Capela de Santiago em Barbeita (construída no século XVI), até um cruzeiro no lugar da Ponte do Mouro ou mesmo a Quinta do Hospital em Ceivães.
Muitos são os elementos que nos documentam a devoção a este santo como a existência ancestral deste caminho, que ruma entre igrejas, capelas, quintas, rios e vinhedos que deslumbram peregrinos alimentando a sua alma até alcançarem o seu destino.