A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões apresentou, recentemente, o Sistema Público de Bicicletas Partilhadas de Viseu Dão Lafões. O projeto, que está já disponível para os utilizadores, pretende promover a adoção de hábitos de vida mais saudáveis por parte da população e contribuir para uma mobilidade mais sustentável no território.
Designado por “bora!”, o sistema já está disponível nos municípios que compõem a CIM em questão e é constituído por 153 bicicletas, disponíveis em 245 docas e 39 estações localizadas em vários pontos dos municípios. A utilização é gratuita durante 60 dias, de forma que cada vez mais pessoas adiram à iniciativa.
Este projeto-piloto foi implementado, acima de tudo, com o intuito de promover a mudança ao nível da circulação nas zonas urbanas, por via do reforço da oferta de opções de mobilidade suave, ao mesmo tempo que incentiva práticas mais saudáveis, potenciadoras do bem-estar e incremento da qualidade de vida das populações.
As bicicletas “bora!” destinam-se a todos os que se deslocam nos espaços urbanos de Viseu Dão Lafões. “Afirma-se assim como uma alternativa saudável e ecológica, que possibilita que as deslocações quotidianas possam ser realizadas sem modos de transporte individual poluentes, reduzindo as emissões de CO2 e contribuindo para uma região mais amiga do cidadão e do ambiente”, refere a Comunidade Intermunicipal, em nota de imprensa.
O uso das bicicletas pode ser feito através de um cartão de utilizador ou de uma aplicação para telemóvel. Em ambas as vertentes, a primeira coisa a fazer é tornar- se usuário da rede, efetuando a inscrição nos serviços de atendimento dos municípios. Depois basta passar o cartão de utilizador na doca da estação ou usar o telemóvel, no caso de ter optado por descarregar a aplicação, para desbloquear o veículo. Cada utilização decorre por um período máximo seguido de uma hora, devendo o usuário devolver a bicicleta a um dos parques dentro deste período. Só é permitido usufruir de um total de duas horas, por dia.
O projeto surge no âmbito do Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) da CIM Viseu Dão Lafões e, além das bicicletas, impulsionou a criação de novas ciclovias, bem como de vias pedonais, no perímetro urbano dos municípios da região.