A Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos regressa ao Parque da Cidade, de 28 de julho a 6 de agosto. A 40º edição contará com a representação de cinco cidades criativas da UNESCO – Covilhã, Caldas da Rainha, Manises, Fabriano e Porto Novo.
Barcelos recebe, pela 40º vez, a Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica, uma das mais relevantes do setor. De 28 julho a 6 de agosto, no Parque da Cidade, para além de bem representado o concelho acolhedor, Barcelos, marcará também presença Covilhã, Caldas da Rainha, Manises (Espanha), Fabriano (Itália) e Porto Novo (Berlim) – cidades criativas da UNESCO.
Serão cerca de 130 stands e 100 artesãos, em que a maioria irá trabalhar ao vivo e permitir que o público tenha contacto direto com as peças. Todos os dias decorrerão também workshops criativos, relacionados com as mais diversas áreas do artesanato: destaca-se o “Modelagem em Pasta de Papel”, já esta sexta-feira, às 21:00 horas; o de “Animais em Barro”, no próximo domingo (31 de julho), às 18:30 horas; o de “Figurado”, nos dias 29 de julho, 1 e 2 de agosto; e o de “Olaria” nos dias 31 de julho e 6 de agosto . Os visitantes poderão, desta forma, envolver-se no mundo do artesanato e ficar a conhecer melhor esta arte.
Terminada a mostra do artesanato e da cerâmica, por volta das 22:00 horas, começa uma grande animação cultural, subindo ao palco, a Banda Atlantis, no sábado, dia 29 de julho; Augusto Canário, no dia 1 de agosto; Sérgio Mirra, no dia 3; Bárbara Tinoco, no dia 4 e Aurea, no dia 5. O Folclore Internacional também marcará presença nos dias 28, 30 e 31 de julho. A gastronomia tradicional tem de participar neste certame, e para isso, estará instalada uma Praça de Alimentação, em que diversas associações do concelho marcarão presença com os seus pratos típicos da região de Barcelos.
Em homenagem aos artesãos do concelho, realizar-se-á, no último dia da mostra (6 de agosto), a “Gala do Artesanato”.