Em agosto celebra-se o Tomate Coração de Boi do Douro

Em agosto celebra-se o Tomate Coração de Boi do Douro

O Tomate Coração de Boi do Douro volta a ser o centro das atenções na região, estando presente em diversos pratos de 18 restaurantes do Douro. O concurso que avalia o melhor tomate realiza-se a 25 de agosto, na Quinta do Seixo, da Sogrape. No dia seguinte, haverá uma festa na aldeia de Arroios, em que decorre uma prova e a venda do tomate.

A 8º edição do concurso do Tomate Coração de Boi do Douro regressa no dia 25 de agosto e realizar-se-á, pela primeira vez, na Quinta do Seixo, da Sogrape, em Tabuaço – projeto pioneiro do enoturismo no Douro. Vindos das “tradicionais hortas do Douro”, os tomates, de grande qualidade, serão avaliados por especialistas – júri chefes de cozinha de referência, enólogos, jornalistas e outros envolvidos na área da gastronomia – para eleger o melhor tomate da temporada.

Mesa do Tomate ©Paulo Pereira

O vencedor do concurso será anunciado pelas 18:30 horas, seguindo-se um jantar que junta produtores de vinhos do Douro, visitantes e turistas. A principal estrela da mesa gastronómica não poderia deixar de ser o tomate, acompanhado por vários vinhos concorrentes. Para estar presente no jantar é necessário reservar por e-mail, apresentando um custo de 50 euros.

No dia seguinte, 26 de agosto, pelas 17:30 horas, decorrerá a prova de tomate na capela barroca da aldeia de Arroios, em Vila Real. Esta iniciativa tem com parceiro o projeto Capella (dinamização cultural da Capela de Arroios), é aberta ao público (aconselha-se a reserva) e não terá júri nem pontuações. Com a coordenação do presidente do júri do concurso de dia 25, Francisco Pavão, será explorada a combinação do tomate com diferentes perfis de azeite. Em seguida, procede-se à sua degustação, contando com a participação de Chefs de cozinha e Jorge Raiado, da Salmarim – empresa de Sal Marinho.

Terminada este prova, decorrerá, no largo da aldeia, a 13º edição do Mercadinho da Capella, que traz animação, festa, muita música, várias iguarias regionais e a venda de produtos das hortas locais, principalmente a do Tomate Coração de Boi do Douro. Por volta das 20:00 horas, na Capela Barroca, acontecerá a apresentação da obra “Foto Corpo Lugar”, de Lucília Monteiro, fotojornalista da revista Visão. O rapper Jonny Virtus irá acompanhar este evento com um pequeno espetáculo musical.

Tomate incluído nas ementas de restaurantes do Douro

Gaspacho com tosta de sardinha

No âmbito do concurso e da festa do tomate, durante todo o mês de agosto, 18 restaurantes da região do Douro irão incluir o Tomate Coração de Boi em pratos especiais ou saladas. Restaurantes de chefes com estrelas Michelin aderem a esta iniciativa, tal como é o caso do DOC do chef Rui Paula, do Seixo by Vasco Coelho Santos, do Bonfim 1896 by Pedro Lemos, entre muitos outros.

São várias as iguarias que incluirão o tomate, destacando-se o gaspacho de Tomate Coração de Boi, do chef Nuno Matos e as pataniscas de bacalhau, o gelado de tomate, a bolonhesa vegetaria com Tomate Coração de Boi, da Toca da Raposa, da Dona Graça. Sopas, migas e doces de tomate também farão parte das ementas de diversos restaurantes.

As origens do concurso Tomate Coração de Boi do Douro

“Muita luz e grandes amplitudes térmicas típicas da região reforçam as qualidades de textura, sabor e suculência deste fruto carnudo e com poucas sementes.”, afirma a organização, constituída por três amigos, que teve a ideia de criar este concurso: Celeste Pereira, proprietária da empresa de comunicação e eventos Greengrape, Edgardo Pacheco, jornalista e atual curador do evento, e Abílio Tavares da Silva, produtor de vinhos da Quinta de Foz Torto.

Para além de valorizar o tomate, este concurso e festa, enaltece os produtos autóctones da região vinhateira portuguesa Património da Humanidade e de Trás-os-Montes, promovendo o território e atraindo mais pessoas à região. Há sete anos que esta iniciativa conta com a participação dos principais produtores de vinho do Douro e, todos os anos, realiza-se numa quinta do Douro diferente.

Foto Principal: ©Paulo Pereira

Notícias