Exposição sobre judeus de Coimbra apresenta catálogo único e histórico

Exposição sobre judeus de Coimbra apresenta catálogo único e histórico

O Edifício da Inquisição, em Coimbra, tem patente a exposição “Judeus de Coimbra | da tolerância à perseguição” e o seu catálogo, da autoria de Berta Duarte, foi apresentado ontem, dia 12 de Dezembro. O trabalho de investigação, que acaba por narrar a história do povo judaico, já se encontra à venda na livraria e no Museu Municipal de Coimbra. A visita à exposição é gratuita.

A apresentação do Catálogo da exposição “Judeus de Coimbra | da tolerância à perseguição” aconteceu dia 12 de dezembro, no Edifício da Inquisição, contando com a presença do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, da autora, Berta Duarte, e de Luísa Trindade, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que prosseguiu com a sessão.

Este catálogo foi desenvolvido pela antiga chefe da Divisão de Museologia da CM de Coimbra, Berta Duarte, num trabalho de investigação, recorrendo a fontes documentais e a uma “vasta bibliografia”. Para além disso, identificou e interpretou vestígios materiais que sobreviveram em Coimbra. A obra foi edita pela Edições Almedina e já se encontra à venda na livraria do Edifício da Inquisição e no Museu Municipal de Coimbra.

Nestes registos será possível seguir uma narrativa que se inicia na primeira diáspora do povo de Moisés, este que “promoveu a fixação das mais antigas comunidades judaicas em terras de Sefarad”, e termina com a saída dos judeus, em massa, da Península Ibérica, devido à proibição da prática religiosa durante a inquisição – indica, em comunicado, o Município de Coimbra.

A exposição “Judeus de Coimbra | da tolerância à perseguição | memórias e materialidades” está aberta ao público de terça-feira a sábado, das 13:00 às 18:00 horas e a sua visita é gratuita.

Notícias