A Feira do Fumeiro de Vinhais está de volta à vila raiana, de 8 a 11 de fevereiro de 2024, para a 44ª edição. Ao todo, serão cerca de 70 os produtores que vão marcar presença nesta que é a feira do fumeiro mais antiga do país.
Por terras transmontanas, mais concretamente em Vinhais, ultimam-se os preparativos para a 44ª Feira do Fumeiro. De acordo com a autarquia, a justificação para o facto de Vinhais ser considerada “a capital do fumeiro é simples: tem o melhor fumeiro”. O clima, a matéria-prima e o tempero foram apontados como os principais fatores para a qualidade do produto diferenciar-se dos demais.
O Fumeiro de Vinhais tem, atualmente, sete produtos devidamente certificados com a designação de Proteção Comunitária IGP (Indicação Geográfica Protegida), – Alheira de Vinhais; Chouriça de Carne de Vinhais, Salpicão de Vinhais, Butelo de Vinhais, Chouriço Azedo de Vinhais, Chouriça de Doce de Vinhais e Presunto de Vinhais) – uma distinção que reconhece a qualidade destes produtos.
O fumeiro exposto na Feira é composto por, pelo menos, 50% de porco bísaro, uma raça autóctone portuguesa, e é exigido aos produtores que sigam todas as regras de produção, incluindo matéria-prima, ingredientes, método de preparação, cura e secagem de cada um dos produtos. A totalidade da produção é rigorosamente controlada e monitorizada pela ANCSUB (Associação Nacional de Criadores de Suínos da Raça Bísara), desde o nascimento do porco até à disponibilização do produto no mercado.
Deste modo, as Jornadas Técnicas do Porco Bísaro e o Concurso Nacional de Suínos de Raça Bísara são eventos integrantes no programa da Feira do Fumeiro e “servem de estímulo para todos os criadores da raça e transformadores de fumeiro de Vinhais”.
Relativamente ao cartaz deste ano, a animação fica a cargo de grupos da terra, com concertinas e ranchos que atuarão em diversos horários, ao longo dos quatro dias, bem como são esperados “grandes nomes da música portuguesa, que serão revelados em breve”.
O recinto do certame alberga o pavilhão do fumeiro, que conta com cerca de 70 produtores, representantes do fumeiro certificado de Vinhais, sendo alguns oriundos de outros locais de Trás-os-Montes, e a zona gourmet, composta por 60 expositores de doces conventuais, pastelaria típica da região, azeite, vinhos, queijos, entre outros. Além deste, existirá um pavilhão com tasquinhas onde poderão degustar o melhor da gastronomia regional e outro que vai receber todo o tipo de artesanato, de vários pontos do país, bem como as empresas locais, perfazendo um total de mais de 90 stands, somente neste espaço. No recinto haverá também uma exposição de máquinas agrícolas e feirantes de ruas, contabilizando, assim, aproximadamente, 500 expositores.