Mercado Medieval de Óbidos viaja até à “Guerra das Rainhas”

Mercado Medieval de Óbidos viaja até à “Guerra das Rainhas”

O Mercado Medieval de Óbidos está de regresso à Vila de Óbidos, de 20 a 30 de julho, para viajar até à época de D. Afonso II e das suas rainhas, D. Matilde II e D. Beatriz de Castela. Durante 11 dias, esperam-se 11 cortejos, 11 arruadas, 33 torneios de cavalos, mais de 300 espetáculos e 400 atuações, para além de 19 tabernas com pratos alusivos à idade média.

Foi ontem, dia 20 de julho, que chegou, à Vila de Óbidos, a corte de D. Beatriz de Castela em festejo, porque se aproxima o casamento. D. Afonso III, quinto rei de Portugal, casou primeiro com D. Matilde II, em 1238, mas devido à sua desconfiança de infertilidade, o monarca decidiu casar com D. Beatriz de Castela para obter a estabilidade do reino. D. Matilde não aceitou bem este casamento e desenrola-se uma guerra entre rainhas – o tema do Mercado Medieval de Óbidos deste ano.

É durante 11 dias que se vai poder viajar até à época medieval e ficar a conhecer melhor esta história, assistindo aos seus mais de 300 espetáculos, 400 atuações, 12 peças de dança diárias, 25 a 30 atuações musicais diárias, atuações de arte circense, jogos, torneios medievais e muito mais. Haverá também 11 cortejos e 11 arruadas. Serão cerca de 8 zonas de atuação e mais de 250 animadores. O Mercado Medieval de Óbidos estará aberto de segunda a quinta-feira, das 17:00 horas à 00:00, sexta-feira estende-se até às 02:00 horas, Sábado abrirá às 11:00 horas e fecha às 02:00 horas e, no domingo, volta a fechar à 00:00.

Estando-se a celebrar um casamento, não poderia faltar a ceia e, para isso, 19 tabernas estarão prontas para oferecer aos seus visitantes iguarias alusivas à idade média e típicas da região de Óbidos.

O mercado também está bem representado, com cerca de 150 mercadores e artesãos, que despertam, de por quem ali passa, o olfato com determinas especiarias, a visão com as cores dos metais e das ornamentações e a audição com sons de fundo desta época.

Nesta edição, a organização do evento decide investir, mais uma vez, numa residência artística, que conta com 20 experientes atores, focados no tema patente e que tornarão toda a recriação histórica mais autêntica e imersiva.

Para poder viver toda a experiência de uma forma mais imersiva, o Mercado Medieval de Óbidos disponibiliza um bilhete mais especial, que inclui acesso aos trajes medievais, à participação no cortejo de abertura, à obtenção de lugares privilegiados no torneio das rainhas, no casamento e coroação da Rainha D. Beatriz de Castela, no banquete real e ainda participará na saudação aos reis com Ginja de Óbidos. Se pretender só alugar os trajes medievais, uma das experiências mais procuradas pelos visitantes, poderá fazê-lo no espaço “Ó”, de domingo a quinta-feira, das 11:00 horas à 00:00 e sexta-feira e sábado das 11:00 à 01:00 hora.

“A guerra das Rainhas” também traz ao Mercado Medieval de Óbidos novas experiências e locais típicos da época a visitar:

Mancebia (local de descanso dos viajantes e caminhantes)
Frades Destiladores de S. Tiago (Destilaria com provas de álcool e obtenção do vinho da eucaristia)
Largo dos Regatões (local de transações de bens e serviços),
Acompanhamento civil e militar (tropas de D. Afonso II)
Praça Real (celebração do casamento dos reis, coroação da rainha, entre outros eventos reais)
Inferno de Dante (espetáculo, à 00:00, com momentos de fogo e “mística negra e macabra”)
Falcoaria (espetáculo de falcões)
Praça da Corte (festas da corte)
Atelier de esculturas (o artista, Carlos Oliveira, estará a trabalhar, ao vivo, nas esculturas das duas rainhas, convidando todos a ver o processo de reconstrução).

A cidade vive e sente esta viagem medieval, havendo até associações a participar na organização das atividades e eventos, tal como é o caso da Óbidos Hub, da Associação Espeleológica de Óbidos e da Associação Josefa de Óbidos. O objetivo final será sempre proporcionar a experiência mais única e imersiva aos visitantes.

Notícias