As preocupações presentes e futuras do Turismo em Portugal e no mundo estão a torná-lo mais sustentável. São vários os pactos, objetivos, agendas e estratégias definidas para alcançar o pretendido e a Portugalidade foi conhecer algumas.
Um turismo sustentável deverá tomar medidas em questões ambientais, sociais e económicas. Para além disso, é necessário que os envolvidos nesta demanda estejam informados e haja um constante acompanhamento dos seus impactos, conseguindo que os turistas se mantenham satisfeitos.
A nível nacional, é de destacar a criação da Estratégia Turismo 2027, que assenta nos três pilares da sustentabilidade (ambiental, social e económico) e acaba por posicionar Portugal como um dos “destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo”. É também de salientar que todas as suas práticas colocam as pessoas no centro da estratégia definida.
O Plano Turismo + Sustentável 2020 – 2023, criado pelo Turismo de Portugal, apresenta algumas medidas a adotar e que considera essenciais para alcançar um turismo sustentável:
• “adaptar a legislação às novas tendências de consumo,
• apoiar financeiramente as empresas do setor para que se tornem mais sustentáveis e acessíveis,
• proteger os locais mais vulneráveis às alterações climáticas,
• reduzir o uso de plásticos,
• tornar a reutilização e o combate ao desperdício uma prática comum nos nossos restaurantes,
• promover a eficiência energética, hídrica e a neutralidade carbónica,
• reforçar a segurança com o selo Clean & Safe,
• estimular a inovação,
• incentivar a responsabilidade social e reduzir as desigualdades”
Já na política europeia, o turismo apoia-se no Pacto Ecológico Europeu, que tem como principal objetivo tornar a União Europeia numa “economia moderna, mais eficiente e competitiva quanto ao aproveitamento de recursos”, refere o Turismo de Portugal.
Não poderíamos esquecer a Agenda 2030, aprovada pelas Organização das Nações Unidas (ONU), e que inclui 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). O Turismo, mais uma vez, acaba por contribuir para que estes objetivos sejam cumpridos, principalmente o 8, referente ao crescimento económico sustentável, o 12, em relação ao consumo e produção sustentáveis e o 14, referente ao uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos.
O Turismo de Portugal aderiu também ao Global Sustainable Tourism Council (GSTC), ao Pacto Português para os Plásticos, à Declaração de Glasgow para a Ação Climática no Turismo e à Declaração de Cancun do World Travel and Tourism Council (WTTC) sobre a Igualdade e Liderança das Mulheres no Turismo. Todas estas parcerias levam a conseguir alcançar o principal objetivo: um turismo mais sustentável em Portugal e reconhecido a nível internacional.