Os Caminhos de Fátima foram lançados pelo Centro Nacional de Cultura em 1996. São um projeto de Gonçalo Ribeiro Telles e Helena Vaz da Silva, que têm como objetivo garantir condições adequadas ao espírito de peregrinação.
Hoje, estes Caminhos formam uma rede de itinerários religiosos e culturais que partem de diversos locais e terminam no Santuário de Fátima. Criam condições seguras e aprazíveis para peregrinos e caminhantes que se dirigem a Fátima, evitando as estradas de grande circulação automóvel em favor de caminhos de terra e de pequenas estradas rurais. Proporcionam uma verdadeira espiritualidade, em ligação com a natureza e as vivências religiosas e culturais. Percorrem territórios variados com grande interesse cultural e paisagístico e articulam-se com outros itinerários de âmbito nacional e internacional. O CNC é titular do Projeto Caminhos de Fátima e proprietário da respetiva marca.
A informação sobre os Caminhos de Fátima está disponível num site próprio (caminhosdefatima.org) que inclui mapas e roteiros multilingues sobre os três Caminhos já certificados pelo CNC: Caminho do Tejo (Lisboa/Fátima), Caminho da Nazaré (Santuários da Nazaré/Fátima), e Caminho do Norte (Valença/Fátima). Foram ainda aprovados Caminhos com o mesmo perfil, identificados por parceiros, nomeadamente a Rota Carmelita (Coimbra/Fátima).
O CNC conta com parcerias essenciais como o Santuário de Fátima, o Turismo de Portugal, os municípios e entidades públicas e privadas. De referir também o envolvimento da Associação Caminhos de Fátima, entidade que está a desenvolver o Caminho do Centenário destinado a acolher fluxos de grandes peregrinações. As prioridades centram-se na colocação de sinalética uniforme, numa coerente ampliação dos Caminhos e na sua internacionalização.
Em 2021 foi lançada a Credencial do peregrino que corresponde a um passaporte que testifica a passagem do peregrino pelas várias etapas do Caminho de Fátima realizado. As credenciais estão disponíveis na sede do CNC, na Sé Catedral de Lisboa e na Sé Catedral do Porto e em vários Postos de Turismo.
Em 2023 estão em estudo outros Caminhos, nomeadamente os Caminhos do Médio- Tejo. Preparamos também novas iniciativas por ocasião da vinda do Papa Francisco a Portugal no âmbito da Jornada Mundial da Juventude.