Resende: Uma terra com muito por descobrir!

Resende: Uma terra com muito por descobrir!

Resende, porta de entrada no Douro Vinhateiro, classificado Património Mundial da UNESCO, tem uma beleza paisagística única. O relevo montanhoso confere a esta região um carácter único, marcado pelo percurso do rio e pela encosta da Serra de Montemuro, sendo que as estradas e caminhos resgatam a memória de alguns dos mais belos recantos de Portugal.

O concelho é atravessado pela Estrada Nacional 222, considerada uma das estradas mais bonitas do mundo e a mais romântica de Portugal, sendo mais um motivo de visita para turistas nacionais e estrangeiros. De referir que existem dois marcos simbólicos que assinalam o km 97 (Calda de Aregos) e o Km 104 (Vila de Resende) desta rota, onde pode captar mais umas fotografias para recordação deste concelho.

Para desfrutar da natureza em pleno, o concelho dispõe de percursos pedestres: a Grande Rota de Montemuro, que atravessa a Serra de Montemuro e inclui três pequenas rotas a explorar: Vale do Cabrum Superior; Encostas da Terra Fértil e Lagoa de D. João.

Para os amantes do BTT, Resende integra o Centro Cyclin’Portugal de Montemuro, com uma rede de trilhos que percorrem a referida serra, que integra a lista nacional de sítios da Rede Natura 2000. Banhado pelo rio Douro, o concelho dispõe de diversos espaços onde pode viver momentos de puro lazer e relaxamento. O Parque Fluvial de Porto de Rei tem cais de acostagem para embarque turístico, uma piscina e parque de merendas. Aqui pode aventurar-se e praticar desportos náuticos no rio Douro. O Cais do Bernardo, em Barrô, é uma infraestrutura de acesso ao plano de água para atividades recreativas e de lazer, com parque de merendas e uma paisagem única, marcada pela união do rio com os socalcos da Região Demarcada do Douro.

Caldas de Aregos, com um cais moderno e atrativo que permite a acostagem de embarcações de turismo e de recreio, tem piscina, esplanadas e todas as condições para a prática de desportos náuticos. É aqui que se situam as Termas de Caldas de Aregos, atualmente em obras de reabilitação e requalificação, com o objetivo de dar nova vida a Caldas de Aregos, transformando-a na Estância Termal do Douro.

Resende é, ainda, rico em património cultural, destacando-se o Mosteiro de Santa Maria de Cárquere, a Igreja de S. Martinho de Mouros, a Igreja de Santa Maria de Barrô e a Ponte da Panchorra, que integram a Rota do Românico e merecem uma visita. A sua gastronomia é uma referência no país, com destaque para o anho assado, as cavacas de Resende e as suas doces cerejas, que são um dos ex-libris da região.

Descubra Resende, desfrute de toda a sua riqueza natural, cultural e gastronómica, e fique a conhecer os mais belos recantos repletos de histórias para contar.

Turismo