A Fortaleza de Juromenha, no concelho de Alandroal, integrada no Programa Revive, terá a sua obra de restauro e consolidação das muralhas concluída até ao final de 2023. A garantia é dada pela autarquia que nos apresenta este projeto-âncora para o desenvolvimento sustentado do concelho de Alandroal.
A Fortaleza de Juromenha localiza-se na Vila de Juromenha, na atual freguesia de “União das Freguesias de Alandroal (Nossa Senhora da Conceição), São Brás dos Matos (Mina do Bugalho) e Juromenha (Nossa Senhora do Loreto), no extremo nordeste do concelho de Alandroal, distrito de Évora, na margem do rio Guadiana, a sueste do Território de Olivença. Possui uma localização privilegiada do ponto de vista militar na defesa da raia alentejana estando a cerca de 15 minutos da sede do concelho.
A Fortaleza de Juromenha faz parte integrante da linha de defesa raiana associada ao rio Guadiana. Reconstruída no contexto da Guerra da Restauração, encontra-se classificada como MIP – Monumento de Interesse Público, pelo Decreto n.º 41 191, DG, I Série, n.º 162, de 18-07-1957. O conjunto classificado caracteriza-se pelo forte abaluartado, que envolve a fortificação medieval, na qual se destacam a igreja da Matriz, a igreja da Misericórdia, o quartel dos veteranos, a cadeia e os armazéns de pólvora e de aparelhos de guerra.
Atualmente, e até ao final de 2023, encontra-se a decorrer a empreitada de consolidação e restauro dos paramentos do perímetro abaluartado exterior e da cerca islâmica e medieval interior da Fortaleza de Juromenha. Com um investimento total que superará os 5 milhões de euros e que conta com financiamento comunitário do Alentejo 2020 e da linha BEI (Banco Europeu do Investimento) no valor de 4.018.892,14 euros e de 658.643,09 euros, respetivamente, cabendo ao município a restante componente não financiada da intervenção.
A componente pública da recuperação da Fortificação de Juromenha prevê uma intervenção prioritária, em avançado estado de execução, nos troços das muralhas onde já tinham ocorrido colapsos ou naqueles que apresentavam risco iminente de queda, correspondendo a 81% do investimento total proposto para a empreitada e a 18 meses de obra efetiva. Contempla, ainda, um conjunto de intervenções complementares e de “valorização arquitetónica” como sejam a instalação de iluminação monumental, que permita o acesso e fruição em período noturno do conjunto da fortificação, a criação de circuitos de visita externo e interno ao conjunto monumental, com a melhoria geral das acessibilidades, o restauro de alguns elementos simbólicos, a criação e instalação de sinalética e a recuperação das antigas casas da guarda, junto à entrada principal, para colocação de pequenas exposições permanentes e/ou temporárias sobre a história de Juromenha e da sua Fortaleza.
A Fortaleza de Juromenha está integrada no Programa REVIVE, desde 2019, pelo que o Turismo de Portugal muito brevemente iniciará o concurso público de concessão do seu espaço interior para instalação de investimentos privados na área da hotelaria. Será mantido o acesso livre a toda área de circulação e fruição da Fortaleza de Juromenha garantindo, assim, o caráter público do imóvel.
O município espera, e tudo fará para que todo este processo de recuperação e valorização da fortaleza decorra de forma exemplar uma vez que este é um projeto-âncora para o desenvolvimento sustentado do concelho de Alandroal.