O 20º aniversário da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO é celebrado a 17 de outubro de 2023. Para assinalar a data, a Direção Geral do Património Cultural está a promover um programa de iniciativas, que se vai desenrolar ao longo de todo o ano. “Portugal Imaterial: Convenção UNESCO 2003-2023” centra-se em três momentos fulcrais: “O Encontro”, “O Território” e “A Festa”.
A Direção Geral do Património Cultural (DGPC) está a celebrar, durante o ano de 2023, os 20 anos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO. O primeiro momento do programa “Portugal Imaterial: Convenção UNESCO 2003-2023”, intitulado “O Encontro”, decorreu no dia 3 de abril, no Palácio de Dom Manuel, em Évora. Esta iniciativa contou com a presença de um conjunto de intervenientes relacionados com o Património Cultural Imaterial em Portugal. O objetivo do primeiro evento centrava-se, essencialmente, em realizar uma reflexão sobre as dinâmicas deste património, que incluísse o papel dos detentores dos saberes e práticas, a sua relação com a vida dos museus e com a sustentabilidade.
“O Território”, nome dado ao segundo momento, tinha início apontado para maio e decorrerá até ao final do ano. Um dos elementos diferenciadores desta iniciativa é a disponibilização de uma plataforma digital no website da DGPC, em que é pretendido desenvolver um local de divulgação e partilha dos diferentes acontecimentos que visam celebrar o Património Cultural Imaterial e que ocorrerão nas várias zonas do país, ao longo de 2023.
De 17 a 22 de outubro, na cidade de Lisboa, vai realizar-se o terceiro e último momento deste programa, designado “A Festa”. São diversas as iniciativas abertas ao público em geral, como é o caso de concertos, performances, workshops, mostras e espaços de gastronomia, “todas elas alusivas a manifestações de Património Cultural Imaterial”, refere a DGPC.
Entre outros, o Fado, o Cante Alentejano, a Festa dos Tabuleiros, a Arte Xávega da Costa da Caparica, a Falcoaria, o Carnaval de Torres Vedras, as Festas do Povo de Campo Maior, a Festa das Rosas de Vila Franca, o Carnaval dos Caretos de Podence e a Dieta Mediterrânica fazem de Portugal um país riquíssimo em elementos com as caraterísticas necessárias para serem reconhecidos como Património Cultural Imaterial.