TEATRO D. MARIA II E BRAGA 25 JUNTAM-SE PARA PENSAR A ARTE E A CULTURA PORTUGUESAS

TEATRO D. MARIA II E BRAGA 25 JUNTAM-SE PARA PENSAR A ARTE E A CULTURA PORTUGUESAS

Braga acolhe, nos dias 27 e 28 de novembro, a 4.ª edição do Cenários, programa do Teatro Nacional D. Maria II que reúne artistas, pensadores e público para debater o futuro da arte e da cultura em Portugal. A iniciativa, de entrada gratuita, é promovida em parceria com a Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura.

Em 2023 e 2024, com a Odisseia Nacional, o D. Maria II levou programação artística a mais de 90 municípios do país, num movimento de descentralização cultural que envolveu comunidades, artistas e autarquias através de espetáculos, projetos participativos e dedicados ao público escolar, formação, eventos de pensamento e uma exposição.

“Ao longo deste ano de 2025, o programa Braga 25 tem promovido o encontro entre a criação artística nacional e as múltiplas possibilidades de ligação com a Europa, valorizando o papel dos artistas e agentes culturais locais na sua construção. A partir do cruzamento das experiências locais e nacionais proporcionadas por ambos os projetos, a edição de 2025 do Cenários propõe refletir sobre os caminhos da cultura em Portugal e o papel da democracia cultural na construção de um futuro mais plural, participado e descentralizado”, pode ler-se no comunicado do Teatro Nacional D. Maria II.

O Cenários 2025 começa a 27 de novembro, às 10h30, no Pequeno Auditório do Theatro Circo, com intervenções de Alberto Santos, Secretário de Estado da Cultura; João Rodrigues, presidente da Câmara de Braga; Rui Catarino, presidente do Conselho de Administração do D. Maria II; e Joana Fernandes, da Faz Cultura. Segue-se o debate “Braga Capital Portuguesa: o que fica após uma capital da cultura”, com Cristina Farinha, Daniel Pereira e Fernando Ferreira. Da parte da tarde, na BlackBox do gneration, realizam-se dois debates, um sobre a Odisseia Nacional, reunindo Cátia Terrinca, Fátima Alçada, Luís Sousa Ferreira e Patrícia Silva Santos; e outro em relação ao estado da cultura nacional, com Ana Feijó da Cunha, Mónica Guerreiro e Sara Barros Leitão. O dia termina no Mercado Municipal de Braga com uma tertúlia acerca dos processos participativos, envolvendo Catarina Carvalho Gomes, Marta Moreira, Lara Soares e Sandra Barros.

No dia seguinte, 28 de novembro, às 9h30, a 4IS – Associação para a inovação social irá promover um Fórum Jovem, no espaço Multiusos do gneration, onde dezenas de jovens se vão reunir em mesas redondas, para refletirem sobre a cultura no município de Braga e o futuro da cidade. Também durante a manhã, no Salão Nobre do Theatro Circo, a Associação Social e Cultural PELE ativa um encontro informal entre artistas da Região Norte e agentes culturais nacionais, dedicado à apresentação de ideias e projetos num formato dinâmico e colaborativo, intitulado Criar, Programar, Mediar – Encontro para pensar o fazer cultural.

À tarde, na BlackBox do gneration, decorrem dois debates: Equidade do Território, com Samuel Guimarães e Rafaela Santos; e Arte e Tecnologia, com Carincur, João Pedro Fonseca, Manuel Bogalheiro e Tatiana Macedo. Às 18h30 será exibido o documentário “Cartografia do Encontro”, que acompanhou a Odisseia Nacional em 2023, e o dia encerra no Grande Auditório do Theatro Circo, às 21h30, com o espetáculo “A Vida Secreta dos Velhos”, de Mohamed El Khatib.

O Cenários 2025 tem entrada gratuita (à exceção do espetáculo A vida secreta dos velhos) e as inscrições já estão abertas. O evento contará com interpretação em Língua Gestual Portuguesa em todos os debates, na sessão de abertura, na tertúlia e na apresentação que antecede a exibição do documentário.

Cultura e Património