Uma das feiras mais tradicionais de Vinho Verde de Portugal está de regresso a Castelo de Paiva

Uma das feiras mais tradicionais de Vinho Verde de Portugal está de regresso a Castelo de Paiva

A Feira do Vinho Verde, do lavrador, Gastronomia e Artesanato regressa já hoje, dia 30 de junho, ao Largo do Conde, em Castelo de Paiva e prolonga-se até domingo, dia 2 de junho. A 24º edição traz muitas novidades, sendo uma delas a dinamização de um showcooking. São esperados milhares de visitantes, à semelhança dos anos anteriores.

Dá-se início hoje, dia 30 de junho, à 24º Feira do Vinho Verde, do lavrador, Gastronomia e Artesanato, organizada pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva e pela Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva. Até domingo, dia 2 de julho, no Largo do Conde, serão promovidos e dados a provar, em expositores, os vinhos verdes da sub-região do Paiva, principalmente os premiados em concursos nacionais. E como uma feira não se faz só de vinho, também se desperta o palato com gastronomia paivense e doçaria tradicional e eleva-se a cultura com uma demonstração de artesanato local e espetáculos musicais, bailaricos, folclore local e música tradicional portuguesa.

É durante estes três dias que se vive um ambiente frenético e de grande folia, trazendo à vila de Castelo de Paiva milhares de visitantes, imigrantes e estrangeiros, havendo vários reencontros e grande brindes com vinhos verdes que vão provando dos diversos produtores. O presidente da Câmara de Castelo de Paiva, José Rocha, destaca o grande empenho dos envolvidos em “despertar os apetites e sabores” desses mesmo visitantes.

Um programa com grandes novidades

A sessão solene e a cerimónia de abertura estão agendadas para as 16 horas e, em seguida, já se realizar-se-ão as primeiras “provas de vinho” e as “jornadas gastronómicas”. Neste dia haverá animação musical do Aromas do Verde, Bandalhada, Fonte da Pipa e Gaitifarra. Realizar-se-á também um baile popular com o Grupo de música tradicional “Amigos da Sexta”, seguindo-se o “Agrupamento Musical Novasom”.

No sábado o foco estará na gastronomia paivense e na prova de vinhos e espumantes da sub-região de Paiva, acompanhado pelas atuações, durante a tarde, do Incantus e, mais uma vez, do Aromas do Verde. Já ao anoitecer poderá assistir à atuação de rua dos Concertinas Diatónicos, entre outros grupos musicais.

No último dia a feira estará entregue aos grupos tradicionais portugueses, tais como o Festival Municipal de Folclore, os ranchos folclóricos do concelho e, por fim, não falhará a tradição dos Cantares ao Desafio com duas duplas de cantadores de renome nacional ainda não revelados.

Uma das grande novidades deste ano é um “showcooking”, a realizar-se por volta das 16:30 horas e que se denomina “Ir com sede ao pote”. O chef Renato Cunha e o Enólogo Jorge Sousa Pinto serão os responsáveis por uma demonstração de cozinha tradicional, utilizando o fogo no chão e as panelas de ferro de três pernas. O dia não poderia terminar sem animação de rua e com o baile dos residentes.

Notícias