O município de Vinhais atribuiu, em 2023, 60 mil euros às famílias, com o intuito de apoiar na natalidade e na escolaridade. Do valor total, 19 mil euros destinaram-se à natalidade e os restantes 41 mil euros foram investidos na escolaridade.
A Câmara Municipal de Vinhais concedeu, no ano passado, por cada nascimento, um subsídio de mil euros a cada família, bem como uma verba de trezentos euros às crianças, todos os anos, até entrarem no 1º ciclo e desde que tal seja feito nas escolas do concelho.
Ao todo, foi atribuído um valor de 19 mil euros aos nascimentos e os restantes 41 mil euros destinaram-se às crianças do concelho transmontano, até atingirem a barreira dos seis anos de idade. Assim sendo, o município apoiou um conjunto de 102 famílias, abrangendo 122 crianças. O montante total atribuído tem vindo a crescer desde que a iniciativa teve início, em 2021, passando de 50 mil euros no primeiro ano para 55 mil euros em 2022.
Esta verba, instituída pela Câmara de Vinhais, tem como propósitos apoiar a natalidade, promover a fixação das famílias no concelho e auxiliar nas despesas que têm no dia a dia. “A ajuda atribuída a cada criança que frequentar o 1º ciclo de escolaridade no concelho, também leva a que não haja perda de alunos”, afirmou a autarquia, em nota de imprensa.
O município destaca também a importância do programa de apoio ao comércio local durante a época natalícia. Nesta iniciativa, por cada 20 euros de compras realizadas nos estabelecimentos aderentes de Vinhais, foi atribuído um cupão numerado, em que o sorteio será no dia 2 de fevereiro. Os prémios, de 100, 250 e 500 euros, terão de ser reinvestidos no comércio local. Esta é “mais uma forma de dinamizar a economia local”, reforçou a Câmara Municipal.
*Fotografia: Câmara Municipal de Vinhais