A Fundação Denise Lester e o projeto educativo da Queen Elizabeth’s School têm como principal objetivo dar continuidade ao estreitamento dos laços históricos e culturais entre Portugal e o Reino Unido, estabelecidos na aliança diplomática mais antiga do mundo, que existe há 650 anos.
Carta manuscrita em pergaminho, com iluminuras executadas pelo Mestre Heraldista José Bénard Guedes, dirigida a Suas Alte-zas Reais, o então Príncipe de Gales e a Duquesa da Cornualha, por ocasião da Visita de Estado a Portugal, em março de 2011. Esta carta escrita pelo Presidente do Conselho de Administra-ção da Fundação Denise Lester, Senhor Dr. Joaquim Pedro de Oliveira Martins (1930-2011), por ocasião desta Visita de Estado, faz referência ao Projeto Educativo da Queen Elizabeth’s School e aos principais objetivos da Fundação Denise Lester no estreitamento dos laços culturais e históricos entre estes dois países alicerçados na aliança anglo-portuguesa, a mais antiga do mundo
A importância do ensino bilingue no projeto educativo da Queen Elizabeth’s School
A Queen Elizabeth’s School oferece os seus serviços educativos na valência de Berçário, Creche, Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, oferta que assenta nos princípios de uma formação humanista e holística, adaptada a cada criança, visando o seu desenvolvimento pleno. A somar a esta filosofia, acresce o foco no ensino do Inglês como segunda língua, e o contacto com a cultura britânica assegurando a existência de professores nativos da língua inglesa no corpo docente. A Queen Eliza-beth’s School acompanha os programas de ensino vigentes no Reino Unido através da internacionalização do seu currículo, lecionando o programa primário internacional da Cambridge Assessement International Education.
Desde o ano letivo de 2013/2014, que a Queen Elizabeth’s School segue um modelo integrado de ensino bilingue em todas as valências, recorrendo a uma metodologia aplicada em alguns países da União Europeia no domínio da Aprendizagem Integrada de Línguas e Conteúdos, denominada Content Language Integrated Learning (CLIL). Além das orientações curriculares do Jardim de Infância e do currículo oficial do 1º Ciclo do Ensino Básico Português, são lecionadas as disciplinas do currículo da Cambridge Primary Programme: Cambridge Primary English as a Second Language, Mathematics e Science. Na Edu-cação Pré-escolar e Creche é adotado um mode-lo de imersão parcial no ensino do Inglês, sendo valorizada a expressão dramática e musical como instrumentos de excelência na aprendizagem desta língua enquadrada numa cultura de escola de cariz luso-britânico.
A dimensão internacional da Queen Elizabeth’s School é também patente enquanto Cambridge International School e Cambridge Primary School da Cambridge Assessement International Education.
Oferta de S.A.R., então Príncipe de Gales, à Queen Elizabeth’s School, aquando da sua visita oficial a esta escola, em 12 de fevereiro de 1987. Atual Rei do Reino Unido e dos Reinos da Comunidade de Nações e Chefe da Commonwealth, Sua Majestade Carlos III
S.A.R a Duquesa da Cornualha em 29/3/2011 com alunos da Queen Elizabeth’s School, no evento de apresentação do cavalo Lusitano, no Centro Hípico do Campo Grande. Agora Rainha Consorte do Reino Unido e dos Reinos da Comunidade de Nações
Há 87 anos a estreitar laços entre Portugal e o Reino Uni-do através do ensino, propondo alunos aos English (as a Second Language), Maths and Science Chekpoint Tests, que permitem uma avaliação externa da aprendizagem e dos conteúdos programáticos ministrados neste cur-rículo da Cambridge Assessement International Education. Esta escola é ainda centro de exames: da Cambridge English – preparando os alunos para a realização dos Young Learners English Tests (Pre A1 Starters, A1 Movers e A2 Flyers), B1 Preliminary for Schools, B2 First for Schools, C1 Advanced e C2 Proficiency; do Trinity College London – Trinity Stars Young Performers in English Award. Os níveis acima do Flyers destinam-se aos antigos alunos que frequentam os Clubes de Inglês, em horário extraletivo.
Os alunos que frequentam as aulas de piano podem realizar um exame de Música, adequado às suas faixas etárias, que vai do nível preparatório até ao nível 2 da Associated Board of the Royal Schools of Music – líder mundial na área de avaliações e exames de Música de quatro dos mais prestigiados conservatórios do Reino Unido (Royal Academy of Music de Londres, Royal College of Music de Londres, Royal Northern College of Music Manchester e Royal Scottish Academy of Music and Drama, Glasgow). A ação educativa da Queen Elizabeth’s School está direcionada para a formação e bem-estar dos alunos numa perspetiva de desenvolvimento integrado e inclusivo das crianças, respeitando a sua individualidade, realização pessoal e sucesso escolar.
Denise Lester, OBE (Officer of the Order of the British Empire), enquanto fundadora desta escola, definiu que devia ser dada uma especial relevância tanto à educação para os valores, como ao exercício de uma cidadania ativa, com um forte sentido de responsabilidade social. São várias as iniciativas de voluntariado que a Fundação Denise Lester e a Queen Elizabeth’s School têm vindo a desenvolver, no âmbito da integração social de idosos residentes em lares de terceira idade e de apoio a crian-ças desfavorecidas.
A Educação Moral e Religiosa Católica é intrínseca à formação de caráter que acompanha o crescimento das crianças. Apesar de a maioria dos alunos serem católicos, o culto de outras confissões religiosas é, igualmente, respeitado. A preparação de um grande número de alunos para receber os sacramentos da iniciação cristã é levada a cabo por esta escola e pelo prior da paróquia de São João de Brito, Reverendo Padre João Valente.
A Queen Elizabeth’s School tem vindo a participar em parcerias no âmbito de programas de intercâmbio educativo e cultural, a nível internacional e nacional, tendo coordenado duas parcerias multilaterais entre escolas europeias no programa setorial COMENIUS. A nível cultural, o coro constituído por alunos da Queen Elizabeth’s School tem sido convidado a participar em diversos eventos, nomeadamente na Missa Comemorativa do Jubileu de Platina de Sua Majestade a Rainha Isabel II e no Remembrance Sunday, na Igreja Anglicana de St. George (à Estrela) e no Concerto de Reis organizado pela Fundação das Casas de Fronteira e Alorna e pela Schola Cantorum da Catedral de Santarém, no qual atuou o coro dos alunos do 4º ano da Queen Elizabeth’s School, que decorreu no Palácio Fronteira. Além das visitas de estudo que proporciona aos seus alunos, também tem organizado encontros de autor, recentemente com Sua Excelência, a Embaixadora dos Estados Unidos Randi Charno Levine para a apresentação do livro – “Princess Orlita the curious princess” e a visita das reputadas escritoras Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada (Consultora para a Educação da Casa Civil do Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa) e do compositor e intérprete Daniel Completo, autores do livro – “Fábulas Musicadas”, com ilustrações de Nuno Completo, da editora Canto das Cores, que inclui canções originais.
Anualmente, é organizado o Sports Day, um evento desportivo com todos os alunos e respetivos familiares; assim como, uma viagem de finalistas a Cambridge com os alunos do 4º ano, com duração de uma semana. Esta iniciativa tem como objetivo primordial a utilização das competências multilinguísticas e interculturais adquiridas em contexto escolar, as quais são essenciais num percurso formativo de qualidade, numa sociedade global que valoriza a riqueza da diversidade linguística e a crescente internacionalização das políticas educativas. Além dos Clubes de Inglês, a Queen Elizabeth ́s School proporciona aos seus alunos como atividades extras aulas de piano e canto, neste caso em particular quando tal é solicitado pelos encarregados de educação e várias modalidades desportivas, designadamente: ténis, futebol, karaté, natação, patinagem e psicomotricidade. A Queen Elizabeth’s School tem visto reconhecidos os seus 87 anos ao serviço da educação nos bons resultados escolares alcançados pelos seus alunos quer a nível do Currículo Nacional Português, quer a nível dos resultados obtidos em Exames Internacionais, o que é motivo de regozijo para toda a comunidade educativa da Queen Elizabeth’s School.
Aquando do Jubileu de Platina da Rainha Isabel II, foi celebrada uma missa comemorativa na Igreja de S. Jorge, no Cemitério Inglês à Estrela, onde a Queen Elizabeth’s School esteve representada, juntamen-te com outras escolas inglesas. Os alunos do 4º ano de escolaridade apresentaram nesta cerimónia, três textos em que mencionaram o que gostariam de transmitir à Rainha, caso lhes tivesse sido concedida a oportunidade de a encontrar no decorrer das comemorações deste marco histórico no Reino Unido, a de ter sido a monarca com maior longevidade, ultrapassando a sua trisavó, Rainha Vitória, que reinou durante 63 anos.