Sebastianas regressam com a animação que lhes é caraterística

Sebastianas regressam com a animação que lhes é caraterística

A partir desta quarta-feira, dia 5 de julho, e até dia 11, a cidade de Freamunde, em Paços de Ferreira, estará em festa e a celebrar as Sebastianas, em honra de São Sebastião. A Noite dos Bombos, a Majestosa Procissão, a Marcha Alegórica e o Putrica – Festival de Arte Pública – já são tradição, mas a animação da festa é sempre uma novidade: marcará presença Cuca Roseta, Nininho Vaz Maia, Delfins, Mónica Sintra, Rui Veloso, Valete, Kura e muitos mais.

As Sebastianas, a maior festa da cidade de Freamunde, em honra de São Sebastião, atrai mais de duzentos mil visitantes à região. Entre 5 a 11 de julho, é possível viver uma festa sagrada e profana – apesar de ter nascido com um propósito religioso, a vertente cultural e de grande animação é, atualmente, muito mais vincada, mas o cariz popular nunca se perde.

A animação estará a cargo de diversos artistas, destacando-se Cuca Roseta e a Banda de Freamunde, que irão dar início à festa no dia 5, e seguem-se, nos próximos dias, Nininho Vaz Maia, Valete, Delfins e Mónica Sintra, Rui Veloso, Kura, entre muitos outros. Haverá quatro palcos para os diversos artistas, sendo estes o Palco Principal, o Palco Noite, dedicado a DJs, a Praça Arraial, dedicada a música popular e o Palco Filarmónicas, onde atuarão as bandas filarmónicas.

Como referido, a tradição não é deixada para trás: A Noite dos Bombos, uma arruada de 1500 locais e visitantes a tocar bombos, acontece no dia 7 de julho. O primeiro fogo de artifício, denominado de “Fogo Piromusical” acontece no dia 8.

A Majestosa Procissão em honra de São Sebastião também é um momento marcante que acontece no próximo domingo, dia 9, e conta com 15 andores e um tapete extenso e típico, decorado com fitas de madeira pintadas de várias cores (são utilizados os desperdícios da indústria do mobiliário tão presente em Paços de Ferreira).

Já a Marcha Alegórica, com o tema “Portugal 360”, irá contar com carros alegóricos (construídos por voluntários), escolas de samba, grupos de bombos e animação circense no dia 10 de julho. No mesmo dia decorre o famoso Fogo de Artifício, uma das tradições mais marcantes e de grande orgulho, uma vez que a expressão de pirotecnia “final à Freamunde” nasceu nesta festa.

O Putrica – Festival de Arte Pública não poderia de deixar de fazer parte da festa. Há dez anos que este projeto reabilita espaços devolutos, tornando-os em arte urbana. O responsável por esta iniciativa é o Curador Frederico Draw, que todos anos convida artistas a participarem. Este ano, no dia 8 de julho, entre as 16:30 e as 18 horas, decorrerá o “Workshop Norte Color”, no Parque de Lazer de Freamunde, permitindo ao público aprender esta arte e poder, ver ao vivo, artistas a pintar paredes temporárias, enquanto dançam e convivem.

Notícias