Chapéus de chuva coloridos voltam a cobrir o céu de Águeda

Chapéus de chuva coloridos voltam a cobrir o céu de Águeda

O AgitÁgueda está de regresso à cidade de Águeda para celebrar, mais uma vez, a cultura e a sua diversidade: concertos de música, arte urbana, Djs, animação de rua, artesanato e tasquinhas são algumas das iniciativas que se encontram já a decorrer desde o dia 1 e prolongam-se até 23 de julho. Já as ruas da cidade voltam a estar cobertas com os famosos chapéus de chuva coloridos.

Ao longo de 23 dias Águeda irá receber mais de 800 artistas, desfrutar de mais de 49 espetáculos, experimentar a gastronomia de mais de 45 tasquinhas, assistir a arte urbana, teatro de rua, desporto, atividades náuticas, artesanato e muito mais. Com entrada gratuita, os seus visitantes podem esperar novidades todos os dias e grandes nomes da música, tais como T-Rex, no dia 7 de julho, Richie Campbell no dia 8, Rosinha, no dia 11, Cura, no dia 14, Mundo Segundo & Sam the Kid já a dia 20, Wet Bed Gang no dia 21, Matias Damásio no dia seguinte, a 22, entre muitos outros. No último dia, 23 de julho, haverá um espetáculo com uma banda de tributo aos Abba que não poderá perder.

Por Mário Branco

O festival também pretende promover novos projetos musicais, dinamizando o concurso “Talentos AgitÁgueda”, com o objetivo de descobrir artistas nacionais emergentes.

Entre a animação de rua não poderá perder um workshop de dança contemporânea, guiado pelo bailarino canadiano, Simik, no dia 8 de julho, às 11:00 horas, no Café Concerto. Não poderia também deixar de se realizar o Carnaval Fora d´Horas, um cortejo de samba com muita animação e constituído por mais de uma centenas de artistas e o Color Day, que convida a população a participar numa caminhada pela cidade, enquanto são pintados com tintas e pós de várias cores. Estes dois eventos decorrem dia 16 de julho, às 16:30 horas, na baixa da cidade. Com uma visão futurista e dimensional, o AgitÁgueda organizou também o Mad Parade, um desfile de personagens inspiradas no universo Mad Max, que terá lugar no dia 23 de julho, às 16:00 horas nas ruas da cidade.

Os mais novos nunca ficam de fora deste grande festival, tendo sido criado um espaço só para eles – “Agita Kids”. Instalado no pavilhão do GICA, este irá contar com diferentes atividades, no qual podem participar crianças do três aos dezasseis anos: está instalado um parque de trampolins e de insufláveis, um zona em que é possível fazer modelagem de balões ou uma pintura facial e a grande novidade deste ano é a presença de quatro cápsulas de realidade virtual 9D, com mais de 50 jogos; 2 simuladores de motas de realidade virtual e 1 simulador slide prancha. Os pais que pretendem passear pela cidade e explorar o AgitÁgueda podem deixar os seus filhos entregues ao serviço de “babysitting” do espaço.

Uma iniciativa que não é uma novidade, mas que continua a atrair muitos visitantes são os famosos chapéus de chuva coloridos a cobrir o céu das ruas de Águeda e a flutuar sobre as cabeças de por quem ali passa. Foi em 2012, durante a realização do evento, que o projeto “Umbrella Sky” levou a que a Rua Luís de Camões fosse decorada com estes chapéus de chuva pela primeira vez e ganhasse um sucesso inacreditável – as suas imagens chegaram a cerca de 44 países, tal como refere o site da organização. A partir desse ano os chapéus regressaram em todas as edições do evento, tornando-se a “imagem de marca de Águeda, da região e do país”, refere, em declarações à Portugalidade, o presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida. Este ano, alguns chapéus de chuva ficam no chão e decorados, com objetivo de participar no concurso do dia 9 de julho, entre as 10:00 horas e as 17:00 horas, na Avenida Dr. Eugénio Ribeiro. Iniciativa organizada pela Juntos Somos Arte (JSA) pretende descobrir novos talentos, decorrendo às 17:30 horas o cortejo e entrega de prémios.

A este projeto de arte urbana, juntam-se outros, tendo sido pintados diversos elementos da cidade, tais como bancos de jardim e escadarias. Águeda torna-se “numa verdadeira galeria de arte a céu aberto”, tal como refere o comunidade de imprensa, considerando que todos os espaços são pintados por artistas de renome nacional e internacional, tais como Goodmess, Mário Belém, EIME, Bordalo II, Halfstudio, entre outros. Todos os visitantes poderão instalar uma app que permite percorrer todo o roteiro de arte urbana.

“O AgitÁgueda é um festival com uma envolvência mágica, peculiar e cativante, um ambiente festivo e colorido, com as ruas mais instagramáveis do mundo”, afirma Jorge Almeida.

Por Mário Branco

O desporto e as atividades náuticas também são uma grande aposta do AgitÁgueda, realizando-se no dia 15 de julho o Friendship Tour, uma maratona de cycling de seis horas com bicicletas outdoor. Os visitante terão também à sua disposição barcos de canoagem e gaivotas a utilizar no rio, para além de poderem desfrutar da piscina flutuante modelar, junto ao Largo 1º de Maio.

No âmbito da inclusão e igualdade o festival terá, mais uma vez, tradução em Língua Gestual Portuguesa durante os concertos e haverá uma maior facilidade de acessos para pessoas com mobilidades reduzida. O foco do evento também está no desenvolvimento sustentável, havendo uma maior preocupação em aumentar os espaços ao ar livre e em reduzir os consumos energéticos e a poluição atmosférica – uma das ações é a disponibilização das beÁgueda (bicicletas elétricas de uso partilhado).

*Foto principal: Mário Branco

Notícias