Aveiro, abre mais uma vez, as suas portas à arte e à cultura, com a realização do Festival dos Canais, de 12 a 16 de julho. Estão programados 52 espetáculos e 111 ações, com 12 estreias nacionais – espera-se música, dança, teatro, novo circo, atividades para os mais novos, entre outras áreas artísticas e muitas novidades gastronómicas.
O Festival dos Canais, organizado pela Câmara Municipal de Aveiro/Teatro Aveireinse, regressa com grandes iniciativas e atividades culturais para miúdos e graúdos, promovendo um ambiente familiar. Sempre com entrada gratuita, o festival promete muita música, dança, espetáculos de teatro, circo contemporâneo, entre outras áreas artísticas e culturais. São um total de 52 espetáculos e 111 ações, apresentados por artistas de noves nacionalidades diferentes: haverá doze estreias nacionais.
A música não desilude e traz grandes artistas portugueses ao palco do Cais da Fonte Nova: Camané, Ricardo Ribeiro, António Zambujo atuam juntos no dia 16 , às 19:30 horas e os D.A.M.A, com Buba Espinho a seu lado, no dia 14, às 22 horas. Atuarão também, no dia 12, às 22 horas, a Banda Sinfónica Portuguesa, o saxofonista Henk Van Twillert e a formação Vento do Norte numa atuação inspirada no pintor PietrMondriaan. Já junto à Fábrica Centro Ciência Viva haverá concertos ao final da tarde, pelas 19:30 horas, de Wolf Manhattan, Da Chick, S. Pedro e The Lemon Lovers.
Dentro das outras áreas artísticas destaca-se o espetáculo “Lemniscate”, circo contemporâneo que se desenrola em torno de uma “apelativa instalação artística”, referiu a organização. Já sobre a água e aliando criaturas misteriosas, será possível assistir ao espetáculo “Sylphes”, encenado pela companhia Aerial Strada. O Collectif Maison Courbe funde a dança com o circo, convocando a arquitetura em “Obake” (cruzamento de duas criaturas metamórficas e o mundo humano) – projeto criado no âmbito de uma parceria entre Aveiro, Malmo (Suécia) e Rouen (França), com o apoio do EFFEA – European Festivals Fund for Emerging Artists.
A deambular pelas ruas da cidade estará a companhia Deabru Beltzak, apresentando “Symfeuny” e a Fanfarra dos Canais, que junta músicos profissionais e amadores, com o objetivo de envolver a comunidade.
A grande novidade deste ano é a realização de um pop-up do Chefs On Fire, uma derivação do evento gastronómico que reúne chefs de renome para cozinharem em fogo lento. Baseando-se na gastronomia aveirense e na do centro de Portugal, João Cura (Almeja), César Vitorino (Foco), Cristiano Barata (O Mercantel), Luís Gaspar (Sala de Corte), Pedro Braga (Mito) e Rafa Louzada (Gruta) serão os convidados a cozinhar, nos dias 15 e 16 de julho, o almoço e jantar. Como com um bom prato é sempre necessária alguma animação, haverá concertos de You Can’t Win Charlie Brown, Ditch Days, Best Youth, Cassete Pirata, Tiago Nacarato e Budda Power Blues.
Em um contexto materializado o festival volta a criar dois recintos bastante caraterísticos e únicos, sendo eles a “A Sala de eSTAR”, com mobiliário de sala de estar, como indica o seu nome, e a Funky Beach, uma praia de areia no meio da cidade. Em ambos serão realizados concertos e terão a presença de Djs, para além disponibilizar de um serviço de bar.
O Jardim das Brincadeiras é mais um espaço do Festival dos Canais, desenvolvido para promover um ambiente mais familiar e permitir que as crianças possam brincar e participar em “atividades inventivas”.