“Carlos Barroso e o Artesanato Português” em exposição no Museu de Olaria

“Carlos Barroso e o Artesanato Português” em exposição no Museu de Olaria

A Sala da Capela do Museu de Olaria, em Barcelos, tem patente, até 1 de outubro, a exposição “Carlos Barroso e o Artesanato Português”, numa homenagem ao artista Carlos Barroso e às suas obras de artesanato.

A exposição “Carlos Barroso e o Artesanato Português” é uma homenagem ao artista plástico e galerista Carlos Barroso, salientando-se o seu contributo para o artesanato português. O Museu da Olaria, em Barcelos, recebeu-a no dia 1 de julho e manterá a coleção exposta até dia 1 de outubro na Sala da Capela. Poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 10:00 horas às 17:00 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 10:00 horas às 12:30 horas e das 14:00 horas às 17:30 horas.

Com um foco no artesanato português, a coleção remete principalmente para figuras em barro, com uma clara referência à arte popular e à observação direta de outros artesãos. Estão também expostos conjunto de textos, fotografias e vídeos que constituem, hoje, “valiosos documentos textuais e visuais sobre esta área”, refere o comunicado de imprensa da Câmara Municipal de Barcelos.

Carlos Barroso (1946-2015) nasceu em Lisboa e frequentou a Escola de Artes António Arroio. Demonstrou ser um artista multifacetado, mas conhecido sobretudo como artista plástico e galerista. Fundou, em 1985, a galeria Novo Século, que lhe permitiu dedicar-se à sua grande paixão: a expressão artística aplica à arte popular, contemporânea, trabalho manual e produção industrial. Chegou também a realizar diversas exposições em Portugal e internacionalmente, tal como são os exemplos de Bruxelas, Bélgica e Itália.

O artista encontra-se, hoje, representado na coleção da Caixa Geral de Depósitos e em outras no país e no estrageiro, para além de ser citado em diversas monografias, tal como “Pintura e Escultura em Portugal 1940/1980”, de Rui Mário Gonçalves.

Notícias