“Informática para seniores” é o projeto que procura auxiliar os idosos, de 12 freguesias do município de Viseu, a utilizar o computador e a internet. Haverá aulas semanais de uma hora e meia, em que serão abordados temas como finanças, segurança social, redes sociais e muito mais.
A Câmara Municipal de Viseu celebrou ontem, dia 7 de setembro, nos Paços do Concelho, os protocolos anuais inseridos no projeto municipal “Informática para Seniores”. Foi, neste seguimento, revelado com que juntas de freguesia foram realizados acordos, os objetivos deste projeto e as suas ações práticas.
Um conjunto de 12 freguesias assinaram o acordo e integram este projeto: Abraveses, Bodiosa, Campo, Cavernães, Côta, Fragosela, Orgens, Ranhados, Ribafeita, São Cipriano e Vil de Souto, São João de Lourosa e Silgueiros.
Esta iniciativa irá resultar em aulas semanais de uma hora e meia, em que os idosos irão aprender a utilizar o computador e a internet para diversos temas, sendo eles as finanças, segurança social, redação de textos, redes sociais, pesquisa nos motores de busca, entre outros.
O projeto pretende fomentar a qualidade de vida, o lazer, diminuir o isolamento sénior e outros problemas relacionados com a falta de exposição às novas tecnologias.
“A cidade de Viseu procura evoluir, mas não deixar a população idosa para trás. É essencial que exista o contacto com a tecnologia para que a distância social nesta faixa etária seja encurtada e assim combatermos a solidão (…)”, reforça o presidente do município de Viseu, Fernando Ruas.