No verão ou no inverno é um local único para uma experiência turística autêntica e imersiva.
O crescimento da atividade turística, que tem sido um dos setores mais dinâmicos e inovadores da sociedade nas últimas décadas, associado aos novos comportamentos de viagem, levou o turista a procurar experiências únicas, personalizadas e diferenciadoras. Atualmente verifica-se um crescente interesse por destinos e atividades de natureza, ao ar livre, longe de multidões, que permitam viver o local de forma fluída e natural, participando na cultura e partilhando momentos marcantes com as comunidades locais.
O “Território do Salgado” da Figueira da Foz coaduna-se com esta nova tendência, sendo um local único e propício para uma experiência turística autêntica e imersiva, onde os visitantes podem conhecer profundamente a cultura e as tradições intrínsecas deste destino. O património cultural costeiro, material e imaterial é, desde sempre, um valor reconhecido e considerado pelo Município da Figueira da Foz, que tem procurado cuidar da sua conservação, reabilitação e dinamização, indo ao encontro do fortalecimento sociocultural e assegurando a sua permanência e continuidade. A atividade artesanal de extração de sal marinho na nossa cidade tem contornos históricos, etnográficos, paisagísticos, ambientais e económicos, estando intimamente ligada à memória coletiva. Por tudo isto, aceite o nosso convite para conhecer a Ilha da Morraceira e as marinhas de sal nas margens do rio Mondego e do Rio Pranto, onde pode vivenciar os conhecimentos tradicionais da produção artesanal do sal marinho da Figueira da Foz.
Entre a terra, o rio e o mar, a Salina do Corredor da Cobra, o Núcleo Museológico do Sal, o Pedarium, que promove a saúde e o bem-estar, e o Armazém de Sal, constituem um conjunto patrimonial singular e distintivo, propriedade do Município, que contribui para reforçar a identidade do território. Aqui, terá a oportunidade de aprender todas as práticas e técnicas inerentes às três dezenas de marinhas de sal ainda em atividade, bem como conhecer o variado leque de utensílios e alfaias de madeira, habitualmente construídas pelos marnoteiros ou “marronteiros”, detentores destes ancestrais conhecimentos.
Sugerimos ainda a participação na “Despesca”, atividade realizada nos meses de inverno, estreitamente ligada à produção de sal, aberta à comunidade e aos visitantes. É neste dia que os marnoteiros e grupos de amigos se juntam, de forma lúdica, nos viveiros onde o peixe é capturado, separado e lavado, sendo por vezes consumido no próprio local para deleite dos participantes.
Local inconfundível, o “Território do Salgado” da Figueira da Foz dispõe ainda de muitos outros espaços em que pode desfrutar de paisagens inigualáveis. O roteiro pode iniciar-se com a Rota das Salinas (PR6/FF), que convida ao passeio, ou com a Rota Fluvial que permite levar o visitante num batel de sal pelos esteiros do salgado. Neste percurso pode ainda desfrutar do Observatório das Aves, apropriado para fotografar um sem número de espécies limícolas e marinhas, que aqui encontram o seu refúgio para nidificação, destacando-se os icónicos flamingos que permanecem nas salinas ao longo de todo o ano.
A produção artesanal de sal é um processo cíclico, dinâmico e vivo, marca as paisagens e a identidade deste destino turístico, colocando à disposição do visitante diversos produtos endógenos, como a Flor de Sal, a salicórnia e tantos outros produtos gastronómicos que tornarão memorável a sua experiência na Figueira da Foz.
A concretização do projeto “Quinta Ciência Viva do Sal – Cooperação, salvaguarda e inovação” (1) revela o empenho do Município na salvaguarda e revitalização deste Património Cultural Costeiro, estando em curso uma intervenção no Núcleo Museológico do Sal que contribuirá, indiscutivelmente, para a conservação e reabilitação da atividade salineira. Num futuro muito próximo poderá visitar a “Quinta Ciência Viva do Sal”, que se assume como um espaço inovador, de divulgação, investigação e inovação tecnológica, com capacidade para estimular o desenvolvimento económico e social, tendo como foco a valorização do produto “Sal” e a preservação do património natural e cultural que lhe está associado.
Viva uma das melhores experiências de viagem e visite o “Território do Salgado” da Figueira da Foz, local inconfundível, que criará memórias duradouras e genuínas.
(1) Projeto conjunto que envolve o Município da Figueira da Figueira, a Ciência Viva-ANCCT, a Universidade de Coimbra e a Vilvite, Bergen Science Center da Noruega.