Agroglobal abraça a inovação e caminha para a sua internacionalização

Agroglobal abraça a inovação e caminha para a sua internacionalização

A considerada “maior feira agrícola em Portugal”, a Agroglobal, já se encontra a decorrer desde ontem, dia 5, e estende-se até 7 de setembro, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém. A feira conta com a participação de 280 empresas, dá mais um passo na sua internacionalização e dinamiza diversos debates associados à transformação digital e à sustentabilidade.

A Agroglobal é assumida pela sua organização (CNEMA) como a “maior feira agrícola em Portugal”, que, todos os anos, cresce e dá mais um passo para a sua internacionalização. Este ano a feira encontra-se a decorrer no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, de 5 a 7 de setembro. O próprio espaço, com uma área de 100 hectares, teve de sofrer algumas alterações para possibilitar a realização de certas demonstrações no evento.

Encontram-se a participar na Agroglobal 280 empresas, que farão parte das diversas demonstrações e iniciativas planeadas para os três dias. O certame abre às 09:30 horas e encerra às 18:00 horas.

No espaço foram instalados campos permanentes de vinha, olival, amendoal, aveleiras, nogueiras e pomares de maçã e pera e também uma mostra de eucaliptos, pinheiros, sobreiros, castanheiros e carvalhos. Os diferentes profissionais do setor, convidados a estares presentes, podem realizar visitas guiadas à cultura do milho, do tomate, do pimento, do arroz, entre outras. É também possível participar nas demonstrações com drones, de colheitas ou de sistemas de rega. As deslocações para estes locais podem ser realizadas nos “Shuttles” disponibilizados pela organização.

A Agroglobal pretende que o evento se torne também um espaço de debate, principalmente dos temas transformação digital, sustentabilidade, carbono, escassez de água, frutos secos, floresta e PEPAC (Plano Estratégico da Política Agrícola Comum). A organização encontra-se a promover uma série de congressos, conferências, colóquios e workshops, destacando-se a Conferência InternacionaL de Cereais, o III Congresso Ibérico Agropecuário e o Prémio CAP de Jovem Agricultor. Está também programado a apresentação do livro “Criar Valor na Vinha e no Vinho”, de José Ramalho Fontes e Fernando Bianchi de Aguiar.

A internacionalização da Agroglobal é um objetivo cada vez mais alcançável, contando este ano com a participação de profissionais de diferentes nacionalidades e com a presença institucional de Angola. Este país apoia a participação das suas empresas, de modo a criar parcerias e haver uma troca de experiências. Angola tem apostado no desenvolvimento do setor agropecuário, divulgando neste evento o seu “plano de investimento no setor dos cereais com o Fórum do Planagrão – Progrão Angola-Portugal” – indica, em comunicado, a CNEMA.

Notícias