O Município de Águeda desenvolve um trabalho constante, consistente e diversificado em várias linhas estratégicas de atuação, implementando diversas práticas sustentáveis, dos pontos de vista social, ambiental e económico que têm reflexos na qualidade de vida de quem aqui vive, trabalha ou visita.
A sustentabilidade não é apenas ambiente, mas coloca em prática medidas que têm em atenção a vertente social e a satisfação das necessidades das populações, bem como o desenvolvimento económico dos territórios.
O Município de Águeda tem apostado nestes três vértices, com projetos apontados como exemplares e que têm granjeado reconhecimentos, tanto a nível nacional como internacional. Um dos mais recentes foi o Prémio Nacional de Turismo, com o AgitÁgueda – Art Festival, na categoria turismo autêntico, sendo distinguido, entre mais de 750 candidaturas de todo o país. Um evento que envolve toda a comunidade – as ruas, praças e vielas -, com espetáculos e manifestações artísticas que transformam a cidade num palco gigante onde acontece de tudo um pouco e numa verdadeira galeria a céu aberto.
Fruto deste trabalho consistente que promove o desenvolvimento sustentável, entre a eficiência no uso dos recursos, a promoção da descarbonização e a criação de soluções de inteligência urbana, Águeda recebeu este ano o Prémio Portugal Smart Cities António Almeida Henriques, na categoria “Neutralidade carbónica”. É vencedora dos prémios internacionais LivCom Awards, que distinguem Águeda como sendo o melhor município do mundo para viver (concelhos entre 20 e 75 mil habitantes) e somos um dos cinco municípios mais sustentáveis do país, com um índice superior a 84% no ECO XXI.
Águeda é também uma Autarquia + Familiarmente Responsável, um Município Amigo da Juventude e Município Amigo do Desporto. Sustentabilidade é isto mesmo, uma cidade para todos, que não atua unicamente numa área, mas numa vertente integrada e multidisciplinar e que contribui para o aumento da qualidade de vida de todos os seus cidadãos.