Barcelos promove “Encontro de Ucranianos” e a confraternização com os Barcelenses

Barcelos promove “Encontro de Ucranianos” e a confraternização com os Barcelenses

O Município de Barcelos dinamiza no próximo domingo, dia 16 de setembro, no Parque da Cidade, um “Encontro de Ucranianos”. O convite é alargado à comunidade barcelense, prometendo ser uma festa de confraternização e de grande animação cultural.

No próximo domingo, dia 16 de setembro, realizar-se-á um “Encontro de Ucranianos” no Parque da Cidade de Barcelos. O Município convida todos os barcelences a juntaram-se à festa de confraternização, com o objetivo de estreitar laços de união.

Todo o programa cultural foi articulado com a Associação “Somos Ucrânia”. O encontro terá o seu início às 15:00 horas, subindo ao palco o Grupo Classe Estrelinhas da Escola de Dança da Associação de Moradores da Quinta da Carreira; o Conservatório de Música de Barcelos: Vocal Ensemble, com a interpretação de música ucraniana; Nataliya Stepanska, num momento especial que será acompanhado ao piano por Oleksandra Stepanska.

Seguem-se as intervenções das entidades oficiais e posteriormente ainda decorre a atuação do grupo Rayvan, a declamação e um poema por Bikova Valentina, em homenagem à língua ucraniana; e a atuação do Grupo Partilha Magnífica, da Associação de Imigrantes da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

O evento termina com a declamação de um poema por Nina Petko, em homenagem ao combatente ucraniano; e com a audição do hino ucraniano.

O recinto do parque da cidade terá um espaço dedicado à venda de produtos ucranianos e a algumas exposições de pintura e fotografia de artistas ucranianos.

Esta iniciativa é dinamizada pelo Município de Barcelos, que conta com o financiamento do Programa Nacional do Fundo para o Asilo e a Migração e a Integração – FAMI 102. O principal objetivo é integrar a comunidade ucraniana no país, que deixou a sua terra natal devido à invasão russa.

Ressalta-se que o município sempre se demonstrou muito solidário para com os refugiados, abrindo as suas portas para receber cerca de 300 cidadãos, auxiliando-os nas áreas das saúde, emprego e educação. Foi criado em janeiro de 2023 o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes em Barcelos, com o objetivo de “prestar apoio nos processos de acolhimento e integração de migrantes, em áreas como a regularização do estatuto em Portugal, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, emprego, saúde e educação, entre outros.” – indica, em comunicado, a Câmara Municipal.

Notícias