Bracarenses desafiados a optar por meio de transporte mais sustentável

Bracarenses desafiados a optar por meio de transporte mais sustentável

“Reactivity Braga – Diversidade e Sustentabilidade” é o novo projeto, apresentado esta quinta-feira, dia 10, que irá motivar os Bracarenses a deslocarem-se em meios de transporte mais sustentáveis, isto é, nos públicos, nas bicicletas, nas trotinetes elétricas ou a pé. Ao tomarem esta opção, os residentes irão acumular pontos que poderão ser descontados no mercado local.

A mobilidade sustentável é, já há algum tempo, uma preocupação das autarquias, no qual tentam que os seus cidadãos optem por um meio de transporte mais amigo do ambiente. O projeto “Reactivity Braga – Diversidade e Sustentabilidade”, apresentando no dia 10 de agosto, desafia os residente de Braga a deslocaram-se de transportes públicos, bicicleta, trotinete elétrica ou a pé, em troca de pontos que poderão descontar em compras no mercado local.

Esta iniciativa pretende incentivar os bracarenses a tomar uma opção de mobilidade mais consciencializada e, ao mesmo tempo, tornar toda a experiência divertida e desafiante. Terá a duração de três meses, sendo já possível inscrever-se no seguinte link para participar. Depois de realizada a inscrição, os participantes poderão aceder a uma plataforma online para acompanhar todo o desempenho, consultar o número de pontos acumulados e estar a par do seu contributo para a mobilidade mais sustentável.

A Câmara Municipal de Braga é a responsável por este projeto, tendo o apoio da EIT Urban Mobility e as parcerias dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) e da Associação Empresarial de Braga. A cidade italiana de Lecce, as empresas Pinbike e TIM – Telecom Itália e a instituição de ensino superior sueca KTH também participam nesta iniciativa.

A vereadora do Município de Braga e presidente do Conselho de Administração dos TUB, Olga Pereira, referiu, em conferência de imprensa, que o “Reactivity Braga surge na sequência do Bicification, um outro projecto que desenvolvemos no ano passado e que teve resultados muito positivos que nos motivaram a fazer uma nova candidatura e a avançar com este novo projecto que tem como parceiro os TUB.”. Ainda se ressalta que os autocarros são o principal motor deste projeto, posteriormente complementados com as deslocações de bicicleta, trotinete elétrica ou a pé.

Notícias