Braga dá a conhecer a sua história e património local

Braga dá a conhecer a sua história e património local

O projeto ITINERARIUM é a nova aposta do Município de Braga, que dá a conhecer a sua história e património local. Sessões de história decorrerão num sábado de cada mês, pelas 10:00 horas, até ao final do ano, em diferentes monumentos da cidade. A primeira sessão acontece já este sábado, 16 de setembro, e a entrada é livre.

O Município de Braga promove uma iniciativa que dará a conhecer o património local e a sua história em diversos ângulos. O ITINERARIUM apresenta um programa dividido por “Cidade Perdida, Cidade Recordada, Cidade Vivida e Cidade Experimentada”. A curadoria científica está atribuída à docente do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, Marta Lobo de Araújo.

As sessões de história realizar-se-ão num sábado de cada mês, pelas 10:00 horas, até ao final do ano. Em cada uma dar-se-á a conhecer “espaços, monumentos, tradições e temáticas diversas da história Bracarense”. A participação é livre, sendo unicamente necessário realizar a respetiva inscrição.

A primeira sessão decorre já este sábado, dia 16 de setembro, e terá alocada ao tema “Cidade Vivida” – ´O legado Barroco´. Os participantes irão viajar por uma Braga Barroca, realizando uma visita guiada na Igreja da Misericórdia. As oradoras convidadas para esta sessão são Sandra Saldanha (FLUC) e Manuela Machado (CIMMB).

A cidade de Braga é para o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio “um ponto de encontro de culturas e memórias, um lugar onde convergem influências e perspectivas, num território rico e diverso”.

A sessão “A Cidade Experimentada” – ‘Património Musical Bracarense’ acontecerá no dia 28 de outubro, na Igreja da Penha de França, tendo como oradora Elisa Lessa (Universidade do Minho). Já a “Cidade Perdida” – ‘Falando de alminhas’ decorre no dia 18 de novembro, com Aida Mata, investigadora na área de temáticas do Património e da Museologia. O ponto de partida será na Igreja de S. Vitor. A última sessão terá como tema a “Cidade Recordada” – ‘A consoada na região de Braga’ e acontecerá no dia 16 de dezembro, com Anabela Ramos (Universidade do Minho), no Museu dos Biscainhos.

O ITINERARIUM pretende enriquecer a comunidade, através do contacto com manifestações culturais que são consideradas património local. Os objetivos finais passam por haver uma partilha de conhecimento e uma maior valorização cultural.

Notícias