CALDAS DA RAINHA:A HISTÓRIA E O FUTURO DO TERMALISMO

CALDAS DA RAINHA:A HISTÓRIA E O FUTURO DO TERMALISMO

Caldas da Rainha é um território com uma identidade termal singular. As águas termais, com propriedades curativas, continuam a ser um dos principais vetores de desenvolvimento da evolução da cidade. O Master Plan do complexo Termal, em fase de conclusão, deixa antever um futuro promissor para o termalismo da região, aliando, cultura, turismo, sustentabilidade, saúde e bem-estar.

Em 1484, reza a história que a Rainha D.ª Leonor ia a caminho da Batalha e ao passar pelo sítio onde mais tarde surgiu a cidade de Caldas da Rainha, encontrou algumas pessoas a banharem-se em águas fumegantes, tendo-lhe sido dito que era deste modo que curavam as suas doenças, porque as águas tinham propriedades curativas.

No Hospital Termal, fundado por Dona Leonor em 1485, para prestar assistência a toda a população, residem as origens mais primordiais de Caldas da Rainha, tendo sido a partir daí que a cidade se edificou, mantendo-se a sua identidade termal até à atualidade.

Hospital Termal

É preciso reconhecer e valorizar o nosso passado e o legado que a Rainha nos deixou, para perspetivarmos o futuro. Efetivamente o património herdado, merece ser dignificado para fazer prosperar o termalismo caldense.

Atualmente, as Termas de Caldas da Rainha oferecem a possibilidade de realizar tratamentos na área da músculo-esquelética e promovem também serviços de bem-estar, como duches vichy e hidromassagens, no Hospital Termal mais antigo do Mundo, aliando uma história ímpar a tratamentos termais de excelência. Para além disso, as Termas de Caldas da Rainha possuem ainda tratamentos ao nível das vias respiratórias, no edifício do Balneário Novo, no Largo Rainha Dona Leonor.

As águas termais dão continuidade à matriz de evolução das Caldas da Rainha, sendo que neste momento encontra-se em fase de conclusão o Master Plan do complexo Termal, verdadeiro projeto âncora que prevê uma abordagem integrada da área da saúde e bem-estar, cultura, turismo, sustentabilidade, urbanismo e mobilidade, tendo as águas e o termalismo e a cultura e as artes, como elementos centrais da impressão digital do concelho de Caldas da Rainha.

http://www.mcr.pt/


O Presidente do Município de Caldas da Rainha, Vítor Marques, deixa uma mensagem aos leitores:

Presidente do Município de Caldas da Rainha – Vitor Marques

“Venham visitar as Termas de Caldas da Rainha e usufruir de uma experiência termal única e diferenciadora, num edifício verdadeiramente emblemático – o Hospital Termal mais antigo do Mundo. Caldas da Rainha é sinónimo de Cidade Termal, de Saúde, de Cidade Criativa da Unesco… é História e tradição, mas também inovação. Venham descobrir Caldas da Rainha”.

Turismo