“Coimbra Inclusiva” é o nome do primeiro desfile de moda inclusivo a realizar-se já amanhã, dia 7 de julho, pelas 19 horas, na Praça da República, em Coimbra. A autarquia, em parceria com diversas entidades sociais, promove a integração de toda a sociedade nas mais diversas atividades.
O desfile de moda “Coimbra Inclusiva”, a realizar-se no dia 7 de julho, às 19 horas, na Praça da República, é organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, em parceria com a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), com o Projeto Trampolim E8G-Coimbra e com o Centro Comunitário de Desenvolvimento e Solidariedade Social de Coimbra (CCDSSC).
O desfile dará a conhecer à comunidade o projeto desenvolvido por estas entidades e as suas competências criativas, considerando que as vestes são produzidas pelos seus utentes, estes que serão também os modelos a desfilar. Para além disso, serão criadas algumas mensagens inclusivas. Irão subir a palco pessoas portadores de deficiência, idosos e jovens que têm uma participação ativa neste desfile.
Os modelos da APCC trarão vestes reutilizáveis e recicláveis, enquanto que a CCDSSC terá peças costuradas pelos próprios utentes e o Projeto Trampolim reforça a mensagem de inclusão do próprio evento.
“Coimbra Inclusiva” não surge como mais um desfile de moda, tendo como objetivo promover a inclusão e a convivência com toda a sociedade: “este evento vem demonstrar que todos e todas somos capazes, que vale a pena olhar para o outro, como olhamos para nós”, afirma a vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Cortez Vaz.