No considerado mês mais quente do ano, agosto, haverá diversas atividades ao ar livre para poder usufruir do bom tempo. Desde cinema a exposições luminosas, concertos de música, viagens medievais, náuticas e muito mais.
O mar e o rio são dois locais muito procurados no verão, tanto para fazer praia, como para outras atividades que levantam a curiosidade. Os golfinhos estão de regresso ao rio Tejo e, com isso, regressam também os passeios de barco para poder vê-los e observá-los. O Oceanário de Lisboa está a organizar estes passeios até setembro, durantas as sextas-feiras e os fins de semana, sendo necessário reservar antecipadamente. A viagem, com um custo de 65 euros (52 euros dos seis aos 12 anos), é guiada por um biólogo marinho e ainda haverá a possibilidade de avistar gansos-patolas, andorinhas-do-mar, corvos-marinhos e até tubarões.
Caso prefira viver uma experiência mais mágica, com esculturas luminosas, vídeo mapping e realidade aumentada, poderá visitar o Jardim Novo do Palácio Nacional de Queluz, em Sintra. O Magical Garden estará presente com um espetáculo das Mil e Uma Noites de Aladin e de Jasmin. Há sessões todos os dias, às 21:30, 22:00 e 22:30 horas e apresentam um custo de 12 euros.
Num ambiente mais calmo, o cinema também passa a decorrer ao ar livre. “O cinema na Praça”, promovido pelo continente, conta com 40 sessões gratuitas, em algumas Lojas Continente Modelo do norte, centro e sul do país. De entre um conjunto de seis filmes – “Top Gun Maverick” (2022), “Curral de Moinas: Os Banqueiros do Povo” (2022), “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo” (2022), “A Pequena Sereia” (2023); “Guardiões da Galáxia: Volume 3” (2023) ou “Dungeons & Dragons: Honra entre Ladrões” (2023) – os clientes, três dias antes, poderão, no site oficial, votar no que querem ver. O filme mais votado será exibido às 22 horas na localidade definida naquela data e serão oferecidas pipocas doces e salgadas, águas e sumos.
Viajando até à cidade do Porto, é possível viver uma experiência mais tradicional, com o “Cinema na Vinha”. São cerca de 20 filmes em nove quintas da região dos Vinhos Verdes. Nos jardins da considerada “casa mais bonita do Porto”, isto é, o Palacete Silva Monteiro, é um dos principais locais em que decorrerá cinema ao ar livre. No dia 3 de agosto, será exibida a curta-metragem nomeada para um óscar, “Ice Merchants”, de João Gonzalez, e o filme “Entre Ilhas”, de Amaya Sumpsi. Estão programados mais cinco filmes até 1 de setembro, destacando “A Mulher sem Cabeça”, de Lucrecia Marter” (17 de agosto) e “Mustang”, de Deniz Gamze Ergüven (18 de agosto). As sessões têm início às 21:30 horas, mas, antes, a partir das 20:15 horas, ainda poderá viajar até à época oitocentista, realizando uma visita guiada pelo Palacete Silva Monteiro e participando nas provas de Vinho Verde e de gelados produzidos com este vinho. O bilhete, com um custo de dez euros, inclui todas estas experiências.
Caso queira recuar até à idade média, poderá emergir na Viagem Medieval, em Santa Maria da Feira. De 2 a 13 de agosto, será contada a história de D. João I – Mestre de Avis. Os bilhetes, de segunda a quinta, apresentam um custo de quatro euros e, de sexta a domingo, será cinco euros.