Como usufruir do bom tempo em agosto

Como usufruir do bom tempo em agosto

No considerado mês mais quente do ano, agosto, haverá diversas atividades ao ar livre para poder usufruir do bom tempo. Desde cinema a exposições luminosas, concertos de música, viagens medievais, náuticas e muito mais.

O mar e o rio são dois locais muito procurados no verão, tanto para fazer praia, como para outras atividades que levantam a curiosidade. Os golfinhos estão de regresso ao rio Tejo e, com isso, regressam também os passeios de barco para poder vê-los e observá-los. O Oceanário de Lisboa está a organizar estes passeios até setembro, durantas as sextas-feiras e os fins de semana, sendo necessário reservar antecipadamente. A viagem, com um custo de 65 euros (52 euros dos seis aos 12 anos), é guiada por um biólogo marinho e ainda haverá a possibilidade de avistar gansos-patolas, andorinhas-do-mar, corvos-marinhos e até tubarões.

Caso prefira viver uma experiência mais mágica, com esculturas luminosas, vídeo mapping e realidade aumentada, poderá visitar o Jardim Novo do Palácio Nacional de Queluz, em Sintra. O Magical Garden estará presente com um espetáculo das Mil e Uma Noites de Aladin e de Jasmin. Há sessões todos os dias, às 21:30, 22:00 e 22:30 horas e apresentam um custo de 12 euros.

Num ambiente mais calmo, o cinema também passa a decorrer ao ar livre. “O cinema na Praça”, promovido pelo continente, conta com 40 sessões gratuitas, em algumas Lojas Continente Modelo do norte, centro e sul do país. De entre um conjunto de seis filmes – “Top Gun Maverick” (2022), “Curral de Moinas: Os Banqueiros do Povo” (2022), “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo” (2022), “A Pequena Sereia” (2023); “Guardiões da Galáxia: Volume 3” (2023) ou “Dungeons & Dragons: Honra entre Ladrões” (2023) – os clientes, três dias antes, poderão, no site oficial, votar no que querem ver. O filme mais votado será exibido às 22 horas na localidade definida naquela data e serão oferecidas pipocas doces e salgadas, águas e sumos.

Viajando até à cidade do Porto, é possível viver uma experiência mais tradicional, com o “Cinema na Vinha”. São cerca de 20 filmes em nove quintas da região dos Vinhos Verdes. Nos jardins da considerada “casa mais bonita do Porto”, isto é, o Palacete Silva Monteiro, é um dos principais locais em que decorrerá cinema ao ar livre. No dia 3 de agosto, será exibida a curta-metragem nomeada para um óscar, “Ice Merchants”, de João Gonzalez, e o filme “Entre Ilhas”, de Amaya Sumpsi. Estão programados mais cinco filmes até 1 de setembro, destacando “A Mulher sem Cabeça”, de Lucrecia Marter” (17 de agosto) e “Mustang”, de Deniz Gamze Ergüven (18 de agosto). As sessões têm início às 21:30 horas, mas, antes, a partir das 20:15 horas, ainda poderá viajar até à época oitocentista, realizando uma visita guiada pelo Palacete Silva Monteiro e participando nas provas de Vinho Verde e de gelados produzidos com este vinho. O bilhete, com um custo de dez euros, inclui todas estas experiências.

Caso queira recuar até à idade média, poderá emergir na Viagem Medieval, em Santa Maria da Feira. De 2 a 13 de agosto, será contada a história de D. João I – Mestre de Avis. Os bilhetes, de segunda a quinta, apresentam um custo de quatro euros e, de sexta a domingo, será cinco euros.

Lazer