O World Travel & Tourism Council estima que o contributo do setor português de viagens e turismo deve ultrapassar o pico de 2019, já este ano. O mesmo relatório conclui que foram até então recuperados mais de 90% dos empregos perdidos em Portugal durante a pandemia, ao mesmo tempo que espera a criação de 30 mil postos de trabalho no setor, ainda em 2023.
De acordo com o relatório do World Travel & Tourism Council (WTTC), organização que junta os principais agentes do setor a nível mundial, a atividade turística deverá contribuir com 40,4 mil milhões de euros para a economia portuguesa até dezembro deste ano. Assim, sendo, o valor recorde de 40,1 mil milhões de euros atingidos em 2019, durante o período pré-pandemia, será ultrapassado.
Segundo um comunicado do WTTC, emitido no ano transato, o contributo do setor de viagens e turismo para o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 61,6%, ficando perto de atingir a barreira dos 38 mil milhões de euros, o que representa 15,8% da economia do país.
Ao todos, foram criados mais de 83 mil empregos, quando comparado com o ano passado, chegando a 921 mil postos em território nacional. Em 2022, também os viajantes internacionais regressaram a Portugal e Espanha (16%), França (12%), Reino Unido (11%), Alemanha e EUA (ambos com 8%) foram os países de origem que ocuparam a dianteira do ranking. Estima-se que os gastos dos viajantes internacionais em Portugal, foram, no ano passado, de 21,7 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 80,4% face a 2021 e apenas 7,7% abaixo do valor registado em 2019.
Julia Simpson, Presidente do WTTC, considera que “o setor de viagens e turismo em Portugal está a recuperar fortemente com a elevada procura de visitantes”. Quanto
ao futuro da atividade turística em Portugal, afirma ser “muito otimista. Até ao final deste ano, a contribuição do setor ultrapassará os níveis de 2019 e, na próxima década, o crescimento ultrapassará o PIB nacional e criará 248 mil novos empregos ao longo da década, representando um em cada quatro empregos”.
A Organização Mundial do Turismo (OMT) prevê que a contribuição deste setor para o PIB aumente para 56,4 mil milhões de euros até 2033, representando 21,1% da economia portuguesa, ou seja, mais de um quinto.
O WTTC acredita que até ao final de 2024 o setor conseguirá recuperar na totalidade os postos de trabalho perdidos durante a pandemia.